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dc.contributor.authorBelfante, Diego Bezerra-
dc.date.accessioned2019-06-13T11:53:33Z-
dc.date.available2019-06-13T11:53:33Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationBELFANTE, Diego Bezerra. Besouro: de valentão a herói. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 27., 22-26 jun. 2013, Natal (RN). Anais... Natal (RN): ANPUH, 2013. Tema: Conhecimento histórico e diálogo social.pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 98711 11 9-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42618-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherANPUHpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCultura popularpt_BR
dc.subjectCultura da naçãopt_BR
dc.subjectRamo popularpt_BR
dc.titleBesouro: de valentão a heróipt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrVez por outra alguns elementos do que é dito como cultura popular são valorizados por setores dominantes da população, passando a possuir certo valor simbólico como parte da autêntica cultura da nação, bem como assumindo um valor mercadológico explorado por empresas do ramo cultural. Foi assim com o samba, o forró, o cordel, a capoeira, as esculturas de barro ao estilo de mestre Vitalino, história e contos populares, entre inúmeras outras expressões que se fossem citadas neste artigo tomariam um espaço imenso e muito provavelmente não daria conta de enumerá-las. Em alguns casos é uma pessoa que se torna alvo dessas reapropriações. Um caso é o de Manuel Henrique Pereira, conhecido por Besouro nas rodas de capoeira. No inicio do século XX na Bahia, Besouro era tido como valentão, homem encrenqueiro, um perfeito desordeiro, pelo menos para as autoridades policiais, donos de fazenda, capatazes e para uma parcela da população de Santo Amaro da Purificação. Em algum momento esse valentão se transmutou em um herói digno de ser retratado em uma produção cinematografia, e que no ano de 2009 estrelava nas teles de cinema em todo o Brasil, com o filme intitulado Besouro. É inegável que a imagem de Besouro teve que passar por uma longa transformação para que o negro encrenqueiro fosse aceito como a de um possível herói dos cinemas, bem como uma mudança da própria sociedade brasileira. Alguns dirão que essa foi à vitória da cultura negra sobre o opressor branco que por mais que tentasse não conseguiu apagar o nome e a luta de Besouro. Outros dirão com tristeza que a imagem de Besouro foi contaminada pelos empresários em busca mercado, não se importa com a verdadeira essência de Besouro, sendo usado ainda para acalmar a exigência de um herói negro, quando na verdade é apenas uma forma de iludir esse segmento. [...]pt_BR
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