Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42617
Tipo: Artigo de Evento
Título: Sentidos contrários: os debates em torno do transporte coletivo de ônibus em Fortaleza (1926 - 1948)
Autor(es): Silva, Ana Carla Pereira da
Palavras-chave: Reportagem;Historiografia
Data do documento: 2013
Instituição/Editor/Publicador: ANPUH
Citação: SILVA, Ana Carla Pereira da. Sentidos contrários: os debates em torno do transporte coletivo de ônibus em Fortaleza (1926 - 1948). In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 27., 22-26 jun. 2013, Natal (RN). Anais... Natal (RN): ANPUH, 2013. Tema: Conhecimento histórico e diálogo social.
Resumo: A reportagem do jornal Diário do Nordeste trata da inauguração de um trecho – linha sul – do tão esperado metrô de Fortaleza. Há cerca de 14 anos, a paisagem de alguns pontos da cidade está sendo transformada por obras que buscam viabilizar esse veículo, sinônimo,para muitos, de modernidade. Cria-se tamanha expectativa em torno desse “novo” meio de locomoção, sendo pertinente pensar o reordenamento da cidade a partir de sua recém-instalação. Além disso, é uma questão que envolve pontos como a nova importância do ônibus, principal veículo urbano para deslocamento coletivo hoje, bem como modos de integração entre esses transportes. Nesse sentido, a euforia com a instalação do metrô e seus impactos nos demais meios de transporte permite fazer questionamentos acerca da implantação de outros meios de transporte coletivo, como o próprio ônibus, que era uma grande novidade em meados da década de 1920, quando passou a transitar pela cidade, não sem conflitos com outros veículos. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42617
ISBN: 978 85 98711 11 9
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DHIS - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_eve_acpsilva.pdf145,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.