Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42591
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorConrado, Catherine Moreira-
dc.contributor.authorOliveira, Susana Kramer de Mesquita-
dc.date.accessioned2019-06-11T12:41:57Z-
dc.date.available2019-06-11T12:41:57Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCONRADO, Catherine Moreira Conrado; OLIVEIRA, Susana Kramer de Mesquita. Ensino e desenvolvimento de competência em terapia familiar. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42591-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTerapia Familiarpt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectTeoria-Práticapt_BR
dc.titleEnsino e desenvolvimento de competência em terapia familiarpt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA formação para atendimento psicológico com questões relacionadas a famílias tem particularidades significativas e demanda discussões e articulações teórico-práticas com temáticas específicas e com possibilidades diversas de intervenção diante do sofrimento psíquico sistêmico presente nas famílias. Considerando as particularidades da formação do aluno de Psicologia, este trabalho foi desenvolvido a partir da experiência de monitoria na disciplina “Gerontopsicologia: Família como sistema estrutural e dinâmico” em articulação com a atuação de parte dos alunos da disciplina em um grupo com familiares de pacientes com ideação suicida, a fim de avaliar as contribuições do conteúdo discutido em sala para a formação para atendimento psicológico a famílias nesse contexto. Os alunos, a monitora e a orientadora participam do Laboratório de Relações Interpessoais, do Departamento de Psicologia, que, dentre outras, tem atividades e pesquisas acerca de questões sobre relações, vínculo e saúde mental. Esse laboratório faz parceria com o Programa de Apoio à Vida (PRAVIDA), vinculado à Faculdade de Medicina, a fim de oferecer atendimento psicológico aos familiares de pacientes com ideação suicida que são acompanhados pelo serviço do PRAVIDA, por meio de grupo terapêutico fundamentado na teoria psicodramática de Jacob Levy Moreno. Considerando que a disciplina discute a dinâmica familiar a partir do Ciclo de Vida da Família e do conceito de Contabilidade Familiar, serão feitas entrevistas com os alunos da disciplina que têm vínculo com o projeto “L’ABRI PRAVIDA”, a fim de perceber as contribuições do conteúdo discutido nas intervenções e na prática com famílias em sofrimento psíquico. Considera-se que, possivelmente, a vivência desses alunos passe a ser mais ampla e aprofundada em relação à percepção de fenômenos no grupo de familiares e a novas intervenções que podem ser feitas, além de que se espera o desenvolvimento de melhores terapeutas familiares.pt_BR
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_cmconrado.pdf49,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.