Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42571
Tipo: | Resumo |
Título: | Aprendizagem cooperativa e o ensino superior: o cenário de pesquisa dos últimos 16 anos |
Autor(es): | Medeiros, Juliane Alencar de Silva, Dávila Moreira Lopes Bastos, Gabriela Gomes Bustamante Junior, Juan de Dios |
Palavras-chave: | Análise Bibliometrica;Educação Superior;Cooperação |
Data do documento: | 2016 |
Citação: | MEDEIROS, Juliane Alencar de et al. Aprendizagem cooperativa e o ensino superior: o cenário de pesquisa dos últimos 16 anos. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) |
Resumo: | A aplicação da aprendizagem cooperativa no ensino superior tem aumentado substancialmente nos últimos anos, tendo o ensino superior uma postura majoritariamente individualista e sendo esta uma característica, muitas vezes, danosa ao convívio social atual, os métodos de aprendizagem cooperativa são importantes não só na facilitação do processo ensino-aprendizagem, mas também na formação profissional, preparando indivíduos mais aptos para trabalhar em equipe e mais comprometidos com os valores sociais e os princípios da solidariedade. Percebe-se, dessa maneira, a importância da aplicação dessa metodologia com a finalidade de se diminuir esta postura individualista que está presente no ensino superior. Tendo em vista este panorama, o presente trabalho realizou uma análise bibliométrica da aprendizagem cooperativa no ensino superior, a fim de melhor perceber como se deu a evolução da pesquisa científica neste tema nos últimos dezesseis anos, por meio da utilização do banco de dados do Web of Science e do por meio do mapeamento proporcionado pelo uso de um software denominado VOSviewer. Desta maneira foi possível perceber um aumento significativo nas publicações de temas que são vinculados com a aprendizagem cooperativa no ensino superior ao longo dos anos, além de se notar uma distribuição considerável deste tema ao redor do mundo, colocando-o como uma tendência de pesquisa muito forte em países como a Espanha. Podendo-se concluir que o estudo da aprendizagem cooperativa tem se tornado um tema acessível e cada vem mais explorado no meio acadêmico. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42571 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_jamedeiros.pdf | 48,93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.