Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42570
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Maciel, Jeane Alves | - |
dc.contributor.author | Andrade Neto, Manoel | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-07T19:26:16Z | - |
dc.date.available | 2019-06-07T19:26:16Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | MACIEL, Jeane Alves; ANDRADE NETO, Manoel. Raízes e sementes - germinando emancipação. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42570 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Prece | pt_BR |
dc.subject | raízes | pt_BR |
dc.title | Raízes e sementes - germinando emancipação | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O ingresso no Programa de estimulo à cooperação nas escolas - PRECE proporcionou uma orientação teórica permitindo o desenvolvimento de atividades pedagógicas que contribuem com o processo de construção do conhecimento na E.M.E.I.F. Profª Maria Stella Cochrane Santiago. As formações permitiram a estruturação das atividades, estimulando as responsabilidades individuais e sociais. O Projeto Raízes e sementes nasceu na escola em agosto de 2016. Vem proporcionando um espaço de reflexão e multiplicação das informações. As atividades pedagógicas abordam temas diversos relacionados à vida. Os estudos são orientados pela metodologia da aprendizagem cooperativa buscando relacionar teoria e prática na horta. As atividades são pensadas e planejadas dialogando com as disciplinas do currículo escolar. Contribuindo com uma formação de estudantes mais conscientes e autônomos. A experiência tem demonstrado resultados positivos que democratizam saberes. Os conflitos ocorrem no plano das ideias. A equipe ter dedicado mais tempo do que o contratado inicialmente demonstrando o nível de comprometimento e interesse dos participantes com o projeto. A ideia tem conquistado a comunidade, que doou boa parte dos insumos. A receptividade da comunidade escolar tem renovado a vontade de continuar contribuindo com o amanhã. Portanto, temos refletido sobre a importância de ser solidário e a diferença que nossas ações podem representar na transformação de uma sociedade. Tem sido sempre enfatizado a importância das relações sociais se efetivarem no plano da horizontalidade e da criticidade, permitindo que o estudante seja sujeito do seu processo de aprendizagem. A experiência de dialogar teoria e prática com a metodologia cooperativa abriu uma perspectiva de se educar pela pesquisa. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_jamaciel.pdf | 48,93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.