Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/4256
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Notas sobre a família Xancidae no Nordeste brasileiro
Autor(es): Matthews, Henry Ramos
Palavras-chave: Turbinellidae
Data do documento: 1967
Instituição/Editor/Publicador: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: ALVES, Tarcísio Teixeira; OGAWA, Masayoshi; et al. Industrialização da ova do camurupim, Tarpon atlanticus (Valenciennes). Arquivos de Ciências do Mar. Fortaleza, v. 12, n.2, p. 151-154, dez. 1972.
Resumo: Somente duas espécies da família Xancidae ocorrem na área considerada pela Estação de Biologia Marinha da Universidade Federal do Ceará, para a realização de inventários biológicos. Referida área está compreendida entre as bocas dos Rios Parnaíba e São Francisco, limitada ao norte pelo Equador e a leste pela longitude 30°W. Com base em material depositado na coleção malacológica da Estação de Biologia Marinha da Universidade Federal do Ceará, assinalamos, para o nordeste brasileiro, a ocorrência das seguintes espécies de xancídeos: Xancus laevigatus (Anton, 1839) e Vasum (Vasum) cassiforme (Kiener, 1841). No presente trabalho procuramos elaborar uma chave para a identificação das espécies acima mencionadas, salientando as principais características básicas necessárias para identificá-las.
Descrição: MATTHEWS, Henry Ramos. Notas sobre a família Xancidae no Nordeste brasileiro. Arquivos de Ciências do Mar. Fortaleza, v. 07, n.2, p. 143-145, dez. 1967.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4256
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1967_art_hrmatthewsx.pdf250,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.