Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42566
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Hygor Pinheiro de-
dc.contributor.authorSousa, Mikaele Nascimento-
dc.contributor.authorPinheiro, Monique dos Santos-
dc.contributor.authorAragão, Lucelia Maria Santos-
dc.date.accessioned2019-06-07T19:15:24Z-
dc.date.available2019-06-07T19:15:24Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Hygor Pinheiro de et al. O uso da aprendizagem cooperativa em empresas juniores como meio de proporcionar integração e permanência dos alunos nos cursos de graduação. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42566-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectaprendizagem cooperativapt_BR
dc.subjectempresas juniorespt_BR
dc.subjectintegração e permanênciapt_BR
dc.titleO uso da aprendizagem cooperativa em empresas juniores como meio de proporcionar integração e permanência dos alunos nos cursos de graduaçãopt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNa Universidade Federal do Ceará, os alunos possuem a oportunidade de participar de diversos programas que possibilitam a complementação da sua formação acadêmica, de modo que esta seja de excelência. Dentre esses programas, vale destacar dois: o Programa de Aprendizagem Cooperativa, que busca aumentar a permanência acadêmica dos graduandos através de cincos pilares, e as empresas juniores, que têm o objetivo de promover uma melhor experiência de mercado aos alunos de graduação, estimulando o seu crescimento pessoal e profissional e sem fins lucrativos. Para melhorar o seu desempenho, algumas delas utilizam a metodologia da aprendizagem cooperativa. Diante disso, para este trabalho utilizamos o método hipotético-dedutivo, através da elaboração de um questionário com algumas perguntas, e o aplicamos em membros das empresas juniores da Universidade Federal do Ceará, com o objetivo de reconhecer a influência da utilização dos pilares da aprendizagem cooperativa em ambientes de trabalho como esses e como ela pode contribuir para a permanência dos alunos nos cursos. O resultado encontrado foi a confirmação da hipótese, sendo que a maioria dos entrevistados afirmou utilizar a metodologia dos cincos pilares e que a mesma possui um caráter de grande importância para o aprendizado dos integrantes, além de grande parte dos membros ter afirmado que esses pilares contribuem para a permanência do aluno na faculdade. Portanto, é possível concluir que tal metodologia quando aplicada nesse programa contribui positivamente de forma que alcança os objetivos almejados. Espera-se que as demais empresas que não utilizam este método possam se inspirar nos bons resultados que ele proporciona e assim aplicá-lo de maneira que lhe forneça resultados positivos.pt_BR
Aparece nas coleções:EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_hpoliveira.pdf48,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.