Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42564
Type: Resumo
Title: Iniciação à docência em aprendizagem cooperativa
Authors: Oliveira, Helyda Nunes de
Amaral, Larissa Nayara de Sousa
Silva, Larissa Moreira
Andrade Neto, Manoel
Keywords: docência;aprendizagem;cooperação
Issue Date: 2016
Citation: OLIVEIRA, Helyda Nunes de et al. Iniciação à docência em aprendizagem cooperativa. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente trabalho visa apresentar o projeto de Iniciação à Docência e a metodologia da Aprendizagem Cooperativa (AC) dentro dessa prática. O Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE), vinculado a Universidade Federal do Ceará (UFC), apresenta uma nova estrutura de ensino para escolas de ensino fundamental e médio, tendo em seus pilares valores como solidariedade, cooperação e autonomia, indo, portanto, de encontro ao modelo tradicional de ensino. Os objetivos esperados, a longo prazo, visam promover a autonomia intelectual dos alunos, praticar a solidariedade, desenvolver a cooperação, porém, não apenas no âmbito escolar, mas se estendendo à comunidade, desenvolvendo o capital social, além da diminuição dos índices de violência e do aumento do ingresso da universidade. A curto prazo, pretende dar apoio no ensino por meio de aulas voltadas para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e com a disponibilização de um espaço de vivência e preparação do bolsista da área de licenciatura para a prática docente e aprendizado para os estudantes oriundos de escola pública. Os métodos utilizados tem base nos cinco pilares da AC que são: Responsabilidade individual, Interdependência positiva, Habilidades sociais, Interação promotora e Processamento de grupo. O projeto utiliza o ETMFA: Exposição introdutória, Tarefa individual, Meta coletiva, Fechamento e Avaliação individual, uma técnica de transição entre o método tradicional e a AC. O projeto pretende o envolvimento de aproximadamente 168 estudantes de escolas públicas e de 10 bolsistas de cursos de licenciatura da UFC, no intervalo de dois meses. É possível concluir, dessa forma, que o projeto contribuirá significativamente para a formação de docentes mais aptos a utilizarem metodologias inovadoras na sala de aula que estimulem a instrução de estudantes mais autônomos, proativos, solidários e cooperativos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42564
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_hnoliveira.pdf49,41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.