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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGomes, Francisco Lucas da Silva-
dc.contributor.authorGama, Francisca Mayara Soares-
dc.contributor.authorAndrade Neto, Manoel-
dc.date.accessioned2019-06-07T17:25:41Z-
dc.date.available2019-06-07T17:25:41Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationGOMES, Francisco Lucas da Silva; GAMA, Francisca Mayara Soares; ANDRADE NETO, Manoel. Projeto comunidade limpa: educação ambiental para gerenciamento de resíduos sólidos. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42552-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunidade limpapt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleProjeto comunidade limpa: educação ambiental para gerenciamento de resíduos sólidospt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO propósito do então trabalho é evidenciar a carência de atenção de políticas públicas voltadas para o gerenciamento adequado dos resíduos sólidos criando um paralelo com a necessidade da inserção de práticas de educação ambiental nesse contexto para viabilizar um processo de sensibilização ambiental dos moradores da Comunidade de Cipó do município de Pentecoste-Ce. Em Pentecoste, há uma política de coleta diária e semanal de resíduos sólidos na sede e em dois distritos. Porém, nas demais localidades rurais, não há coleta dos resíduos sólidos. Dessa forma, os moradores descartam os resíduos sólidos de forma ecologicamente inadequada, prejudicando o meio ambiente. Muitas famílias jogam seu lixo em terrenos baldios ao lado de suas residências, outras preferem queimá-los para não acumular resíduos. De toda forma, nota-se que há uma forte degradação ambiental, o que diminui a capacidade dos ecossistemas de se regenerar, ocasionando alterações biofísicas que podem afetar a agricultura e a vegetação locais, assim como podem trazer risco à saúde das pessoas dessas comunidades. Nessas circunstâncias, como afirmam Pamplona e Kindel, a educação ambiental se faz necessária para que as pessoas sejam esclarecidas e possam, de maneira consciente e cidadã, opinar sobre projetos que certamente influenciarão suas vidas e suas comunidades por muito tempo. Perpassando as residências de cada um dos moradores da comunidade e se inserindo no ambiente escolar da sala de aula, o projeto comunidade limpa está sendo a ferramenta de intervenção nessa problemática, tendo em vista a necessidade da conceituação da educação ambiental dentro de um contexto onde esse tema é tomado como irrelevante devido à cultura predominante do descarte inconsciente dos resíduos sólidos.pt_BR
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