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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42552
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Gomes, Francisco Lucas da Silva | - |
dc.contributor.author | Gama, Francisca Mayara Soares | - |
dc.contributor.author | Andrade Neto, Manoel | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-07T17:25:41Z | - |
dc.date.available | 2019-06-07T17:25:41Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Francisco Lucas da Silva; GAMA, Francisca Mayara Soares; ANDRADE NETO, Manoel. Projeto comunidade limpa: educação ambiental para gerenciamento de resíduos sólidos. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42552 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Comunidade limpa | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.title | Projeto comunidade limpa: educação ambiental para gerenciamento de resíduos sólidos | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O propósito do então trabalho é evidenciar a carência de atenção de políticas públicas voltadas para o gerenciamento adequado dos resíduos sólidos criando um paralelo com a necessidade da inserção de práticas de educação ambiental nesse contexto para viabilizar um processo de sensibilização ambiental dos moradores da Comunidade de Cipó do município de Pentecoste-Ce. Em Pentecoste, há uma política de coleta diária e semanal de resíduos sólidos na sede e em dois distritos. Porém, nas demais localidades rurais, não há coleta dos resíduos sólidos. Dessa forma, os moradores descartam os resíduos sólidos de forma ecologicamente inadequada, prejudicando o meio ambiente. Muitas famílias jogam seu lixo em terrenos baldios ao lado de suas residências, outras preferem queimá-los para não acumular resíduos. De toda forma, nota-se que há uma forte degradação ambiental, o que diminui a capacidade dos ecossistemas de se regenerar, ocasionando alterações biofísicas que podem afetar a agricultura e a vegetação locais, assim como podem trazer risco à saúde das pessoas dessas comunidades. Nessas circunstâncias, como afirmam Pamplona e Kindel, a educação ambiental se faz necessária para que as pessoas sejam esclarecidas e possam, de maneira consciente e cidadã, opinar sobre projetos que certamente influenciarão suas vidas e suas comunidades por muito tempo. Perpassando as residências de cada um dos moradores da comunidade e se inserindo no ambiente escolar da sala de aula, o projeto comunidade limpa está sendo a ferramenta de intervenção nessa problemática, tendo em vista a necessidade da conceituação da educação ambiental dentro de um contexto onde esse tema é tomado como irrelevante devido à cultura predominante do descarte inconsciente dos resíduos sólidos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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