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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira Junior, Antonio Wellington de-
dc.contributor.authorGadelha, Simone Mary Alexandre-
dc.date.accessioned2019-06-07T17:21:09Z-
dc.date.available2019-06-07T17:21:09Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationGADELHA, Simone Mary Alexandre. O perfume azul, artífice da ruptura: transgressão na cena rock de Fortaleza nos anos 70. 2018. 103 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Instituto de cultura e Arte, Programa de Pós-graduação em Comunicação, Fortaleza, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42551-
dc.description.abstractThe work proposes the approach of transgression and rupture demarcated in the music scene of Ceará, notably with the rock band, evidenced by the emergence of the performance of the group Perfume Azul, led by the singer and composer Lúcio Ricardo and the musician, composer and visual artist Siegbert Franklin , with the participation of the author of this project, Mona Gadelha, singer and songwriter, forming a triad that played in the second half of the 70's in Fortaleza. The concepts of cultural industry, performance and counterculture are based on works by Theodor Adorno, Walter Benjamin, Howard Becker, Marvin Carlson and Simon Reynolds, as well as readings by Roberto Muggiati, Sheyla Diniz and Gilmar de Carvalho.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTransgressãopt_BR
dc.subjectContracultura rockpt_BR
dc.subjectIndústria culturalpt_BR
dc.subjectAnos 70pt_BR
dc.titleO perfume azul, artífice da ruptura: transgressão na cena rock de Fortaleza nos anos 70pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO trabalho propõe a abordagem da transgressão e ruptura demarcadas na cena musical cearense, notadamente com a turma do rock, evidenciada com o surgimento da performance do grupo Perfume Azul, liderado pelo cantor e compositor Lúcio Ricardo e pelo músico, compositor e artista visual Siegbert Franklin, com a participação da autora do projeto, Mona Gadelha, cantora e compositora, formando uma tríade que atuou na segunda metade da década de 70 em Fortaleza. Para analisar esse recorte, os conceitos de indústria cultural, performance e contracultura tomam como base obras de Theodor Adorno, Walter Benjamin, Howard Becker, Marvin Carlson, Simon Reynolds, assim como leituras de Roberto Muggiati, Sheyla Diniz e Gilmar de Carvalho.pt_BR
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