Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42547
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBatista, Fabiana Freires-
dc.contributor.authorPereira, Adriana da Silva-
dc.contributor.authorReis, Carolina Santos-
dc.contributor.authorFeitosa, Adriana Madja dos Santos-
dc.date.accessioned2019-06-07T17:14:28Z-
dc.date.available2019-06-07T17:14:28Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationBATISTA, Fabiana Freires et al. Os indicadores da aprendizagem cooperativa nas células estudantis da UFCE – Campus Fortaleza. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42547-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectIndicadorespt_BR
dc.subjectAprendizagem cooperativapt_BR
dc.titleOs indicadores da aprendizagem cooperativa nas células estudantis da UFCE – Campus Fortalezapt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAtualmente, os estudos na área da educação tematizam cada vez mais a Aprendizagem Cooperativa, sua aplicação e efetividade em escolas de educação básica e instituições de ensino superior. Na Universidade Federal do Ceará (UFC) essa metodologia de ensino-aprendizado é difundida por meio do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE), em que estudantes são capacitados e incentivados a formar grupos de estudos cooperativos para a aplicação dos seus conceitos bases: Habilidades Sociais, Interação Face a Face, Responsabilidade Individual, Interdependência Positiva e Processamento de Grupo. Apesar do acompanhamento feito pelo PACCE, ainda pode ser notada a carência de indicadores de resultados quantitativos capazes de mensurar as experiências dos articuladores de célula que indiquem a efetividade dessa metodologia e, portanto, o sucesso do Programa. Por essa razão, presente estudo, realizado no campus Fortaleza, pretende verificar os efeitos da capacitação em aprendizagem cooperativa ofertada pelo Programa nas células de estudo articuladas pelos bolsistas. Em primeiro lugar, analisaremos as células estudantis do PACCE funcionando no semestre 2016.2, observando como são aplicados os pilares da aprendizagem cooperativa. Em seguida, aplicaremos questionários com o propósito de recolher informações provenientes dos articuladores e membros sobre o funcionamento das células. No decorrer do trabalho, examinaremos os resultados obtidos e faremos a comparação dos quantitativos obtidos com a metodologia proposta pelo Programa. Salientamos que o trabalho se encontra ainda em estado de desenvolvimento e seus resultados serão apresentados em publicação futura.pt_BR
Aparece nas coleções:EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_ffbatista.pdf48,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.