Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42543
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Francisco Alisson Pereira da | - |
dc.contributor.author | Aragão, Jessica Paula | - |
dc.contributor.author | Paiva, Paulo Vitor Vilela | - |
dc.contributor.author | Bustamante Junior, Juan de Dios | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-07T17:07:45Z | - |
dc.date.available | 2019-06-07T17:07:45Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Francisco Alisson Pereira da; et al. Aprendizagem cooperativa e acessibilidade: o impacto das atividades com a temática da língua brasileira de sinais no programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42543 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem cooperativa | pt_BR |
dc.subject | Libras | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem cooperativa e acessibilidade: o impacto das atividades com a temática da língua brasileira de sinais no programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | No Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis - PACCE, as atividades coletivas representam o pilar Interação face a face. No inicio do ano de 2016 foi criado o Projeto Acessibilidade, que atua como apoio e complemento para as atividades semanais propostas pela comissão de interação. Através de Dinâmicas de Grupo, Oficinas, Vivências e Jogos, o projeto visa trabalhar com foco na temática da acessibilidade. Teremos aqui o foco nas interações voltadas para a temática da Língua Brasileira de Sinais - Libras, que se caracterizam por garantir a conscientização dos bolsistas participantes sobre a Libras, Cultura e Identidade Surda. Com isso o objetivo deste artigo é identificar a importância das atividades de interação com a temática da Libras que foram realizadas durante o ano de 2016, verificando de que forma essas atividades contribuíram na vida de seus envolvidos, que são os bolsistas do programa como um todo. Em um primeiro momento, realizamos a pesquisa bibliográfica focada em autores que abordam os seguintes temas: Aprendizagem Cooperativa, Interação, Acessibilidade e Libras. Em um segundo momento, desenvolvemos e aplicamos um questionário com perguntas objetivas e subjetivas para os participantes envolvidos nas interações com a temática da Libras, alem de entrevista com o diretor do programa e um breve relato de experiência dos facilitadores das atividades. Identificamos que a participação nessas atividades se mostra de forma efetiva na mudança para uma consciência positiva dos participantes, que em sua maioria são leigos sobre o tema. Outro ponto positivo que constatamos é que através dessas atividades os facilitadores podem por em prática o conhecimento teórico aliado à metodologia da aprendizagem cooperativa. Acreditamos que as atividades com foco na Libras estão ajudando a comunidade acadêmica a enfrentar o preconceito e incentivam as mudanças de atitude, tornando o PACCE um agente atitudinal da inclusão e da acessibilidade. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_fapsilva.pdf | 48,85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.