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dc.contributor.advisorElias, Liana Rosa-
dc.contributor.authorGomes, Victoria de Vasconcelos-
dc.date.accessioned2019-06-07T13:04:10Z-
dc.date.available2019-06-07T13:04:10Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationGOMES, V.V. (2017)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42528-
dc.descriptionGOMES, V.V. Procrastinação acadêmica: um estudo acerca das variáveis ambientais que influenciam no comportamento de adiar tarefas entre estudantes universitários. 2017. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará - campus Sobral, Sobral, 2017.pt_BR
dc.description.abstractProcrastination corresponds to a topographical class that encompasses different actions, such as postponing tasks, extending activities, interrupting tasks or even failing to do so. Existing research on procrastination is divided into three different axes: study habits, clinical research, and everyday life. The present study aims to identify the environmental variables that influence the behavior of procrastinating among university students. A cross - sectional, survey - type survey was conducted with a sample of 337 participants from undergraduate students at the Federal University of Ceará - Campus Sobral / CE. The data were collected through an electronic questionnaire. The results indicate a prevalence of academic procrastination of 46% among respondents and that the type of course (p = 0.03) influences this postponement. Concerning the concurrent activities, the use of social networks (p <0.001) is pointed out as the main alternative task that students engage. It was also possible to identify that reading texts is the most delayed activity (p <0.001). The variables that show a higher probability of occurrence to the behavior of procrastinating did not present statistical significance (p = 0.053), indicating a possible low discriminative power of the respondents on this behavioral relation. In addition, emotional responders (p <0.001) and anxiety (p = 0.02) prevailed among the study participants. It is concluded that the study clarifies some environmental variables related to academic procrastination, and that this occurs in a significant prevalence among university students, which can significantly affect their academic life. Institutional practices and low self-knowledge prove to be potential targets for future research.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAnálise do comportamentopt_BR
dc.subjectControle comportamentalpt_BR
dc.subjectProcrastinação acadêmicapt_BR
dc.subjectVariáveis ambientaispt_BR
dc.subjectAnálise quantitativapt_BR
dc.titleProcrastinação acadêmica: um estudo acerca das variáveis ambientais que influenciam no comportamento de adiar tarefas entre estudantes universitários.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA procrastinação corresponde a uma classe topográfica que engloba diferentes ações, tais como adiar tarefas, prorrogar atividades, interromper tarefas ou até mesmo deixar de fazê-la. As pesquisas existentes sobre procrastinação são divididas em três diferentes eixos: hábitos de estudos, pesquisas clínicas e vida cotidiana. O presente estudo tem o objetivo de identificar as variáveis ambientais que influenciam no comportamento de procrastinar entre estudantes universitários. Foi realizada uma pesquisa transversal, do tipo levantamento, com uma amostra de 337 participantes dos discentes dos cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará – Campus Sobral/CE. Os dados foram coletados via questionário eletrônico. Os resultados apontam prevalência de procrastinação acadêmica de 46% entre os respondentes e que o tipo de Curso (p=0.03) influencia nesse adiamento. No que se refere às atividades concorrentes, o uso de redes sociais (p<0.001) é apontado como a principal tarefa alternativa que os estudantes se engajam. Foi possível identificar também que a leitura de textos é a atividade mais adiada (p<0.001). As variáveis que apontam maior probabilidade de ocorrência ao comportamento de procrastinar não apresentaram significância estatística (p=0.053), indicando possível baixo poder discriminativo dos respondentes sobre esta relação comportamental. Ademais, os respondentes emocionais de culpa (p<0,001) e ansiedade (p=0,02) prevaleceram entre os participantes da pesquisa. Conclui-se que o estudo esclarece sobre algumas variáveis ambientais relacionadas à procrastinação acadêmica, e que esta ocorre em prevalência significativa entre estudantes universitários, o que pode afetar significativamente sua vida acadêmica. Práticas institucionais e baixo autoconhecimento se mostram como potenciais alvos para futuras investigações.pt_BR
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