Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42521
Tipo: TCC
Título: Acompanhamento das técnicas utilizadas na reprodução e beneficiamento da tilápia do Nilo, oreochromis niloticus (L1766)
Autor(es): Teixeira, Augusto Cesar
Coorientador: Oliveira, Moisés Almeida de
Palavras-chave: Tilápia do Nilo
Data do documento: 2005
Citação: TEIXEIRA, Augusto Cesar. Acompanhamento das técnicas utilizadas na reprodução e beneficiamento da tilápia do Nilo, oreochromis niloticus (L1766). 2005. 33 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2005.
Resumo: O Nordeste brasileiro é uma excelente região para o desenvolvimento da tilapicultura nacional, dado o clima favorável, existência de grandes reservatórios artificiais e naturais. O objetivo do estágio foi de enriquecer e contribuir com conhecimentos necessários, enquanto estudante de Engenharia de Pesca, no que se refere ao acompanhamento das técnicas de reprodução, preparação da ração para a reversão sexual e beneficiamento da tilápia do Nilo. O estágio foi realizado no Centro de Pesquisas em Aqüicultura Rodolpho Von Ihering, localizado no município de Pentecoste, Ceará, no período de 02 a 13 de fevereiro e 19 a 30 de julho de 2004. O Centro é uma das unidades de piscicultura do DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas) vinculado ao Ministério da Integração Nacional, também é responsável pelo repasse de tecnologias em beneficiamento de pescado, principalmente da tilápia, e de ensino por meio de estágios para estudantes universitários e cursos para aqüicultores, piscicultores e profissionais interessados na área, assim como associações, cooperativas e comunidades, contribuindo dessa forma para o desenvolvimento tecnológico e social da região.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42521
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_tcc_acteixeira.pdf25,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.