Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42510
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMaia Neto, Vicente Moreira-
dc.date.accessioned2019-06-06T15:02:07Z-
dc.date.available2019-06-06T15:02:07Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationMAIA NETO, Vicente Moreira. Aspectos do processo de especialização da crônica esportiva em Fortaleza (1921-1930). In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 27., 22-26 jun. 2013, Natal (RN). Anais... Natal (RN): ANPUH, 2013. Tema: Conhecimento histórico e diálogo social.pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 98711 11 9-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42510-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherANPUHpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectCultura Ocidentalpt_BR
dc.subjectDicotômica: infraestrutura e superestruturapt_BR
dc.titleAspectos do processo de especialização da crônica esportiva em Fortaleza (1921-1930)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrMuito embora esta pergunta encerre certo aspecto irracional, ou mesmo essencial, das causas e motivos que explicam o fenômeno esportivo do futebol no mundo, o fundamental não é pensar as características primeiras do envolvimento do homem com o futebol, ou do homem com o jogo (HUIZINGA: 2008), coisa fora de alcance, pois se trata de uma psicologia (vivência) e de uma filosofia (condição humana) improvável para o conhecimento histórico, marcadamente indutivo no seu procedimento e parcial em seus resultados. O desafio inicial, ao ler esta passagem, é perceber o futebol como um problema sociológico, com sua própria historicidade, mas sem perder de vista que ele é uma “atividade” que “envolve larga porção da população ocidental”, numa multiplicidade de práticas, “de forma direta ou indireta”, relacionadas ao jogo. Gostaria de pensar nesta pergunta como ponto de partida para diferenciar determinadas práticas em torno do futebol, certas objetivações específicas que são discursivamente e politicamente diferentes entre si, muito embora possam enganar sob o tecido unificado da ideologia e da análise dicotômica que polariza infraestrutura e superestrutura; experiência e consciência; natureza e cultura. Isto porque o “enraizamento cultural” do futebol não se explica pela transcendência do poder político ou das relações econômicas, mas pela imanência das práticas políticas e discursivas.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGH - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_eve_vmmaianeto.pdf387,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.