Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/4250
Type: | Dissertação |
Title: | O uso do software geogebra como ferramente pedagógica no estudo de funções quadráticas em turmas de 9º ano do ensino fundamental do CMF |
Title in English: | Using the software geogebra as pedagogical tool in the study of quadratic functions in classes of 9th grade of elementary school CMF |
Authors: | Souza, Francisco Ademir Lopes de |
Advisor: | Cunha, Francisco Gêvane Muniz |
Co-advisor: | Lima, Isaias Batista de |
Keywords: | Matemática - Estudo e ensino;Funções (Matemática);Educação matemática |
Issue Date: | 2012 |
Citation: | SOUZA, Francisco Ademir Lopes de. O uso do software geogebra como ferramente pedagógica no estudo de funções quadráticas em turmas de 9º ano do ensino fundamental do CMF. 2012. 106 f. Dissertação (mestrado) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Com a presente pesquisa buscou-se verificar se a utilização do software GeoGebra como ferramenta auxiliar da prática pedagógica provocava uma melhoria da aprendizagem em funções quadráticas de alunos do 9° ano do Ensino Fundamental do Colégio Militar de Fortaleza (CMF). Para isso, fundamentado principalmente em Miorim (1998), Borba (1999), Fiorentini e Lorenzato (2007), Preiner (2008) e Nóbriga e Araújo (2010), foi realizado um estudo sobre o surgimento da Educação Matemática enquanto campo profissional e área de conhecimento, e sobre a sua relação com o uso de software educativo nos processos de ensino e de aprendizagem, chegando ao caso mais específico da aplicação do software GeoGebra no estudo de funções quadráticas. Para o desenvolvimento desta pesquisa, utilizaram-se duas turmas de 9° ano, as quais foram denominadas de grupo de investigação e grupo de comparação. No primeiro grupo, o GeoGebra foi explorado no estudo de funções quadráticas, e alguns encontros foram realizados no laboratório de informática do CMF, com os alunos manuseando o software. No outro grupo, o GeoGebra não foi utilizado. Após os encontros foi aplicado o mesmo teste em ambos os grupos e um questionário no grupo de investigação. Com os dados coletados através desses instrumentos, com as observações feitas e com o registro em diário de bordo das atividades desenvolvidas nos encontros, foram realizadas abordagens quantitativas e qualitativas. Assim, se pôde verificar que o GeoGebra é de fácil manuseio, facilita e dinamiza o processo de aprendizagem, e o seu uso teve boa aceitação pela maioria dos alunos. Além disso, o software proporciona que eles, ao interagirem com o computador, cheguem a conclusões próprias. Quanto à aprendizagem em funções quadráticas, ao se comparar os resultados dos alunos dos dois grupos, foi notório o melhor desempenho dos alunos do grupo de investigação. Dessa forma, concluiu-se que a utilização do Geogebra como ferramenta auxiliar da prática pedagógica possibilita aos alunos uma melhor aprendizagem dos conceitos matemáticos estudados. |
Abstract: | This research aimed to analyze if the use of GeoGebra software as educational tool improved the pupil learning of quadratic functions in the 9th grade of the Elementary School in The Military School of Fortaleza (CMF). For this purpose, a study on the foundations of Mathematics Education as occupation and area of knowledge was undertaken as well as its relation to educational software use in the process of teaching and learning up to and including the use of GeoGebra software. This study was based mainly on Miorim (1998), Borba (1999), Fiorentini and Lorenzato (2007), Preiner (2008) and Nóbriga and Araújo (2010). Two groups of 9th grade were experienced, called Investigation and Comparison groups. In the first group GeoGebra software was explored for quadratic functions studies, part of the studies took place in the computer lab. The second group did not use the software. After the experience both groups were submitted to the same test and the first group answered a questionnaire. With data collected and observations carried out during the experience, qualitative and quantitative approaches were made. It is concluded that the software is easy managing, facilitates and promotes the process of learning with good acceptance by the most of students. Furthermore, the software helps students to get their own conclusion concerning the learning of quadratic functions, comparing the result of the groups experienced, it was notorious a better performance of students from Investigation group than students of Comparison group. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4250 |
Appears in Collections: | ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2012_dis_faldesouza.pdf | 2,5 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.