Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42507
Tipo: Artigo de Evento
Título: Escrita partilhada, amizade eletiva
Autor(es): Ribeiro, Rodrigo Alves
Palavras-chave: Gilberto Freyre;Tradução e forma
Data do documento: 2013
Instituição/Editor/Publicador: ANPUH
Citação: RIBEIRO, Rodrigo Alves. Escrita partilhada, amizade eletiva. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 27., 22-26 jun. 2013, Natal (RN). Anais... Natal (RN): ANPUH, 2013. Tema: Conhecimento histórico e diálogo social.
Resumo: O Gilberto Freyre dos livros distingue-se do das cartas. Muito embora, acrescento, que ambos os artefatos compartilham de seu reflexo de fatuidade. O Gilberto Freyre dos livros é mais afirmativo, o das cartas, por sua vez, mais reticente e circunstancial. Porém, esta minha observação não objetiva traçar limites previamente definidos sobre onde inicia ou finda o Gilberto Freyre mais afiançado ou mais hesitante. Desejo, portanto, atentar com maior cautela para o seu empenho literário. Escrever para ser escritor. Detentor de uma escrita de constante defesa não deixou ele de assim autoconstruirse. Entre ser escritor e ser literato decidiu-se por ser ambos. Defendeu-se, vezes seguidas, da crítica de tom áspero sem nomeá-la. Destarte, quando da publicação de Perfil de Euclides e outros perfis, de 1943, e Como e Porque sou e não sou Sociólogo, de 1968, Gilberto Freyre alonga suas justificativas voltadas à tradução da forma e do estilo de escrita aos quais propunha-se. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42507
ISBN: 978 85 98711 11 9
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGH - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_eve_raribeiro.pdf118,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.