Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42474
Tipo: | TCC |
Título: | O Que uma psicóloga em formação pode aprender sobre a formação de professores: análise de uma vivência. |
Autor(es): | Sousa, Ranimara Marques Ribeiro de |
Orientador: | Rocha, Nara Maria Forte Diogo |
Palavras-chave: | Formação continuada;Professores;ESFAPEM;Experiência;Psicologia |
Data do documento: | 2017 |
Citação: | SOUSA, R.M.R. (2017) |
Resumo: | Este estudo versa sobre a formação continuada para professores na perspectiva de valorização do magistério. Desenvolvemos a discussão com base em uma experiência de estágio em Psicologia Escolar/Educacional ocorrida no ano de 2016 na Escola de Formação Permanente do Magistério (ESFAPEM), localizada na cidade de Sobral, Ceará. A educação desse município tem lhe possibilitado destaque por conta dos altos índices alcançados nas Avaliações Externas, ganhando grande visibilidade na mídia nacional. Desse modo, alguns estudos têm apontado para a Escola de Formação como importante colaboradora nesses resultados. Tendo em vista isso, procuramos discutir neste trabalho sobre o formato das formações oferecidas pela ESFAPEM aos docentes de Sobral, bem como conhecer a sua concepção acerca da figura do professor e realizar uma análise dos pressupostos teórico-metodológicos que têm embasado tais formações. No referencial teórico, desenvolvemos uma contextualização das condições educacionais brasileiras das últimas décadas do século XX que estimularam a criação da política de formação permanente no país. Também buscamos expor um enquadramento legal e conceitual sobre o aperfeiçoamento contínuo além das diferentes abordagens de formação. Como metodologia, procuramos embasar este escrito na experiência de estágio, propriamente dita, e, para a compreensão do método, utilizamos a conceituação do termo “Experiência” desenvolvida por Jorge Larrosa. Na discussão, tratamos sobre a Educação Dialógica, a Abordagem Sócio-histórica, a Abordagem Triangular e a Educação Biocêntrica como possíveis pressupostos teórico-metodológicos das formações. Nas considerações finais, explanamos que, como fator diferencial e inovador da ESFAPEM, a presença do saber da Psicologia atrelado ao da pedagogia tem sido de fundamental importância para o desenvolvimento de uma formação contínua de excelência. |
Abstract: | This study is about the continued training for teachers in the perspective of teaching valuation. We developed the discussion based on an internship experience in School /Educational Psychology occurred in 2016 at the School of Permanent Teacher Training (ESFAPEM), located in the city of Sobral, Ceará. The education of this city has enabled it to stand out due to the high indexes reached in the External Evaluations, gaining great visibility in the national media. Thus, some studies have pointed at the School of Formation as an important collaborator in these results. In view of this, we seek to discuss in this work about the format of the training offered by ESFAPEM to the teachers of Sobral, as well as to know their conception about the figure of the teacher and to carry out an analysis of the theoretical and methodological assumptions that have been based on such trainings. In the theoretical reference, we developed a contextualization of the Brazilian educational conditions of the last decades of the twentieth century that stimulated the creation of the policy of permanent training in the country. We also seek to present a legal and conceptual reference about the continuous improvement beyond the different training approaches. As methodology, we seek to base this writing on the internship experience itself, and, to understand the method, we use the concept of the term "Experience" developed by Jorge Larrosa. In the discussion, we dealt with the Dialogical Education, the Socio-historical Approach, the Triangular Approach and the Biocentric Education as possible theoretical-methodological assumptions of the trainings. In the final considerations, we explain that, as a differential and innovative factor of the ESFAPEM, the presence of the knowledge of Psychology linked to that of pedagogy has been of fundamental importance for the development of a continuous training of excellence. |
Descrição: | SOUSA, R.M.R. O Que uma psicóloga em formação pode aprender sobre a formação de professores: análise de uma vivência. 2017. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará - campus Sobral, Sobral, 2017. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42474 |
Aparece nas coleções: | PSICOLOGIA - SOBRAL - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_tcc_rmrsousa.pdf | 634,54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.