Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42435
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Zavam, Aurea Suely | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-05T13:59:08Z | - |
dc.date.available | 2019-06-05T13:59:08Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | ZAVAM, Aurea Suely. Da escrita à revisão: o processo de produção de material para EaD. In: ARAÚJO, Júlio; ARAÚJO, Nukácia. (orgs.). EaD em tela: docência, ensino e ferramentas digitais. Campinas: Pontes, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-857113-426-3 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42435 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Editora Pontes | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação a Distância - EaD | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Material didático | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias da informação e da comunicação - TIC | pt_BR |
dc.title | Da escrita à revisão: o processo de produção de material para EaD | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Em um momento em que, imersos na cibercultura de que fala Lemos (2003), nos questionamos sobre os caminhos que o ensino e a aprendizagem vêm tomando no contexto da Educação a Distância (EaD), não podemos deixar de reconhecer que essa modalidade de ensino é uma realidade em nosso país (ainda que tardiamente, se compararmos com iniciativas de outros países) e se constitui em uma alternativa (em muitos casos, a única possibilidade) para aqueles que buscam (auto)formação. Do início, voltada predominantemente para o uso dos meios de comunicação de massa (rádio e televisão), a EaD veio se desenvolvendo, ultrapassando os limites impostos pela infraestrutura necessária à sua implantação, para se firmar, ainda assim, como alternativa de superação de alguns obstáculos secularmente enfrentados pela educação convencional, como, por exemplo, a dificuldade de acesso e de frequência às salas de aula e a consequente permanência dos alunos nas instituições.[...] A par dos avanços e das bem-sucedidas experiências, é preciso voltar nossos olhos para alguns problemas que, de certo modo, dificultam a plena eficácia do processo de construção do conhecimento por parte do aluno nessa modalidade de ensino. Vamos, neste artigo, nos ocupar particularmente de um, que nos parece carecer de resolução paralela à implantação de projetos concebidos para o ensino a distância: a produção de material didático, especificamente o impresso. Consequentemente, vamos tratar também, ainda que indiretamente, da formação de professores, uma vez que são estes os potenciais autores do material que chegará às mãos (ou aos olhos, se considerarmos a tela) do aprendente. Uma vez que nos propomos abordar a elaboração de material didático, vamos tecer alguns comentários sobre a concepção de material voltado para o ensino a distância, bem como sobre o processo de produção da escrita, fazendo algumas incursões (breves) sobre as especificidades requeridas para essa produção em particular. Em seguida, com base em nossa experiência, mais como revisora do que como produtora de material para a EaD, vamos conversar sobre os problemas mais recorrentes levantados em materiais didáticos impressos e pensar em soluções para a minimização do que se apresenta como entrave à interação autor-texto-leitor.[...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGL - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_capliv_aszavam.pdf | 1,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.