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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42411
Tipo: | TCC |
Título : | Avaliação do comportamento dinâmico de edifícios com base em critérios de conforto humano |
Título en inglés: | Evaluation of the dynamic behavior of tall buildings based on human comfort criteria |
Autor : | Braga, Weber Alves |
Tutor: | Mota, Joaquim Eduardo |
Palabras clave : | Análise dinâmica;Ação de vento turbulento;Conforto humano |
Fecha de publicación : | 2018 |
Citación : | BRAGA, Weber Alves. Avaliação do comportamento dinâmico de edifícios com base em critérios de conforto humano. 2018. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. |
Resumen en portugués brasileño: | Este trabalho teve como objetivo investigar o comportamento dinâmico de uma estrutura de concreto armado. O modelo do nosso estudo foi um edifício com 60 metros de altura localizado em Fortaleza-CE. Num primeiro momento, foram definidos critérios obtidos da literatura a respeito do conforto humano em edifícios sujeitos a ação do vento. Um estudo teórico foi realizado, no qual adaptou-se grande parte da teoria aerodinâmica de pontes. Para isso, foram realizadas algumas adaptações de caráter prático e adotadas algumas hipóteses adicionais. O foco principal dos nossos cálculos foi a determinação dos deslocamentos e acelerações da estrutura. Para isso, foi realizada a análise dinâmica do nosso modelo utilizando o programa SAP2000. Os parâmetros mais importantes foram estimados, e, em seguida, aplicados no cálculo da resposta dinâmica da estrutura analisada. Para isto, foi desenvolvido um programa no MATLAB. Foram obtidos os valores de resposta transversal para os dois modos principais da estrutura. Foram ainda estimadas as acelerações da estrutura com base no Eurocódigo 1:1-4 e feita a comparação dos resultados. Os valores de aceleração obtidos mostraram ser bem maiores do que todos os limites de conforto estabelecidos. |
Abstract: | This work aimed to investigate the dynamic response of a highrise concrete structure. Calculations are performed for a slender 60 meter high building. Initially, acceleration demands regarding human comfort in a structure subjected to wind induced vibrations were established. The theoretical basis for our study was derivated from theory of bridge aerodynamics. To make the theory applicable to a tower structure, some small alterations and assumptions has been made. To determine basic dynamic properties for the given structure, a modal analysis was conducted using SAP2000. A MATLAB computer program was made to perform all calculations using given and estimated input values to fit accelerations calculations for the two first translational modes. In addition, accelerations were estimated using Eurocode 1:1-4 to serve as a basis for comparison. The accelerations were found to be much higher than the |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42411 |
Aparece en las colecciones: | ENGENHARIA CIVIL - Monografias |
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