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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42400
Tipo: | TCC |
Título: | Relações étnicorraciais no contexto escolar: O percurso na construção de um projeto de pesquisa |
Autor(es): | Silva, Ana Paula Maciel da |
Orientador: | Costa, Maria de Fátima Vasconcelos da |
Palavras-chave: | Escolas;Racismo |
Data do documento: | 2011 |
Citação: | SILVA, A. P. M. Relações étnicorraciais no contexto escolar: O percurso na construção de um projeto de pesquisa. 2011. 55 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Departamento de estudos especializados, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011. |
Resumo: | O trabalho intitulado Relações étnicorraciais no contexto escolar: o percurso na construção de um projeto de pesquisa se refere uma apresentação de um estudo preliminar que tem como objetivo inventariar os modos como as relações étnicas se apresentam nas culturas de pares. Os estudos culturais e da sociologia da infância foram os alicerces fundamentais para a análi-se e para formular a problemática em questão: como se manifestam nas estruturas de pares as referências étnicorraciais? Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico e de pesquisa-ação pelo seu caráter intervencionista que promove situações em que os sujeitos expressam suas ideias acerca das relações étnicorraciais nas dinâmicas interpessoais. As ativi-dades de construção de história a partir de imagens que tematizasse a diversidade étnica e o debate do filme sobre as relações étnicorraciais evidenciaram referências positivas acerca dos personagens negros, as narrativas ainda denunciam a presença de atitudes racistas que são manifestados através de xingamentos e suas vítimas silenciam frente o opressor/racista. A temática das relações étnicorraciais não faz parte da rotina da sala de aula que apenas aborda o tema quando apresentado pelo livro didático, tendo sua explanação restrita as informações contidas no livro o que possa ser explicado pela falta de formação adequada para tratar o tema em sala de aula. O protagonismo nas atividades em sala de aula de um menino negro mobiliza a participação dos outros colegas e é o que apresenta maior rendimento escolar. Quando o tema das relações étnicorraciais é tratado no âmbito familiar as crianças demonstraram adotar posições de denúncia e criticidade acerca das atitudes preconceituosas e racistas no meio soci-al, o que corrobora para conscientizar a escola e a família da necessidade de problematizar, discutir, refletir as relações interpessoais considerando a diversidade étnica e cultural constitu-inte da sociedade brasileira. |
Abstract: | The paper entitled ethnic relations in the school context: the way in building a research project concerning a presentation of a preliminary study that aims to inventory the ways in which ethnic relations are presented in the peer cultures. Cultural studies and sociology of childhood were the cornerstones for the analysis and to formulate the problem in question, as is manifested in the structures of pairs ethnics references? It is a qualitative research and ethnographic action research for their interventionist nature that promotes situations in which individuals express their ideas about the dynamics of interpersonal relations ethnics. Construction activities of history from themed images that ethnic diversity and debate on the relationship of the film étnicorraciais showed positive references about black characters, the narrative also betray the presence of racist attitudes that are manifested through name calling and silence their victims against the oppressor / racist. The theme of the relation ethnics not part of the routine of the classroom that only addresses the issue when presented by the textbook, and his explanation of the limited information in the book that might be explained by the lack of adequate training to treat the subject in the classroom of class. The leading role in the activities in the classroom of a black boy mobilizes the participation of other colleagues and is the one with higher academic performance. When the subject is treated ethnic relations within families to adopt children demonstrated critical positions about the complaint and prejudiced and racist attitudes in the social environment, which supports schools to raise awareness and family need to problematize, discuss, reflect the interpersonal relations considering the ethnic and cultural diversity constitutional integrated in Brazilian society. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42400 |
Aparece nas coleções: | PEDAGOGIA - TCC |
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