Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42388
Tipo: | Resumo |
Título: | Utilização de práticas ligadas à reprodução animal na ambientação de recém-ingressos no Curso de Zootecnia |
Autor(es): | Herbster, Caio Julio Lima Cipriano, Judite Antunes Pinheiro, Jaderson de Souza Andrade, Dhones Rodrigues de Vasconcelos, Vitoria de Oliveira Campos, Ana Cláudia Nascimento |
Palavras-chave: | Evasão;Monitoria;Adaptação |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Universidade Federal do Ceará |
Citação: | HERBSTER, Caio Julio Lima et al. Utilização de práticas ligadas à reprodução animal na ambientação de recém-ingressos no Curso de Zootecnia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).. |
Resumo: | Os estudantes recém-ingressos no curso de Zootecnia não estão adaptados à área em que seu curso está inserido. Isso ocorre, principalmente, em decorrência de que os estudantes que ingressam nas ciências agrárias serem essencialmente urbanos. Ou seja, tem conhecimento apenas via televisão, internet, livros, entre outros. Outro agravante, é que as disciplinas da estrutura curricular diretamente voltada para a Área Animal, só são ofertadas a partir do segundo ano. As disciplinas gerais, apesar de importantes na formação acadêmica, não despertam o interesse dos alunos pelo curso, pelo contrário, conduzem a desistência. Buscando alternativas para evitar esse quadro de evasão, dos estudantes ao fluxo acadêmico, os bolsistas de monitoria de projetos do Laboratório de Estudos em Reprodução Animal - LERA/DZ/CCA/UFC, desenvolveram um programa de práticas ligadas ao manejo alimentar e reprodutivo, coletas de sangue e sêmen, mensuração biométrica dos animais e análises laboratoriais em geral. As práticas foram realizadas quinzenalmente no LERA e ao final foram aplicados questionários para avaliação das práticas e foi destinado um espaço para sugestões e/ou criticas dos participantes. As perguntas foram: 1. Como você considera o seu nível de interesse pelas práticas? 2.Você considera que as práticas são validas para a sua ambientação no curso? 3. Após as práticas você se sentiu direcionado a alguma área de interesse no curso? 4. Você considera que a monitoria atendeu aos objetivos esperados? Os resultados mostraram que 62,5% dos entrevistados demonstraram interesse pelas práticas; 75% afirmaram que as práticas são validas sim para a adaptação ao curso; 62,5% conseguiram um direcionamento no curso após participarem do projeto e 50% disseram que a monitoria atingiu os objetivos. Diante dos resultados observados concluímos que as práticas ajudaram os estudantes, tanto na adaptação quanto ao conhecimento do curso. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42388 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_cjlherbster.pdf | 50,64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.