Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42385
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Camila Ferreira Alves de | - |
dc.contributor.author | MIranda, Cícero Anastacio Araujo de | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-04T14:31:27Z | - |
dc.date.available | 2019-06-04T14:31:27Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Camila Ferreira Alves de Souza; MIRANDA, Cícero Anastacio Araujo de. A informação como ferramenta de combate à evasão. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42385 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | MOVE | pt_BR |
dc.subject | combate à evsão | pt_BR |
dc.subject | Curso de Letras Espanhol | pt_BR |
dc.title | A informação como ferramenta de combate à evasão | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho tem como objetivo demonstrar, através de um relato de experiência, o papel da informação como instrumento de combate à evasão e de reforço à formação de alunos do Curso de Letras Espanhol. De modo a contribuir para o engajamento de um profissional que busca se aperfeiçoar sempre. Pensado para isso, pois, o MOVE tem como objetivo principal divulgar a alunos de semestres iniciais o Curso de Letras Espanhol como um todo de modo a lhes esclarecer: sobre a construção de uma carreira acadêmica; sobre as linhas de investigação estudadas no curso para a produção acadêmica; a importância em participar dos eventos oferecidos pelo curso e pela universidade; as possibilidades de atuação dos profissionais em Letras no mercado laboral. Este trabalho tem o objetivo de refletir sobre uma das ações do MOVE, ao qual nossa monitoria está vinculada. No caso, pretende-se relatar e analisar a realização de um minicurso, idealizado este ano e que abordou temas relevantes apontados por alunos, em uma pesquisa previamente feita, como sendo aqueles mais relevantes e que careciam de uma abordagem mais detida. Além dos temas citados, foram, ainda, dadas instruções sobre a vida acadêmica e profissional dos alunos tais como: o SIGAA, a Plataforma Solar, Currículo Lattes, IRA, oportunidades de bolsas acadêmicas, mobilidade acadêmica, restaurante universitário, bibliotecas, laboratórios disponíveis, participação em eventos, apresentação de trabalhos, composição de horas complementares, atuação no mercado de trabalho. Nesta comunicação, refletiremos sobre o êxito desta ação do Projeto MOVE, no que se refere ao combate à acentuada evasão do Curso de Letras Espanhol, tendo em vista: a alta procura pelo curso; a reação dos alunos frente às informações repassadas; e a confirmação da necessidade de medidas de esclarecimento sobre as vidas acadêmica e profissional, a alunos de semestres inciais de modo a usar a informação no combate à evasão. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_cfasouza.pdf | 48,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.