Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42377
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPacheco, Bianca dos Santos-
dc.contributor.authorSantos, Marcela Quitara Pereira Silva dos-
dc.contributor.authorMedeiros, Mariana de Vasconcelos-
dc.contributor.authorMoreira, Jeanne Marguerite Molina-
dc.date.accessioned2019-06-04T14:14:10Z-
dc.date.available2019-06-04T14:14:10Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationPACHECO, Bianca dos Santos et al. A contribuição do trabalho da monitoria de graduação para o conhecimento da universidade por parte do corpo discente ingressante no curso de graduação em ciências contábeis. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42377-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectEvasãopt_BR
dc.subjectGraduaçãopt_BR
dc.titleA contribuição do trabalho da monitoria de graduação para o conhecimento da universidade por parte do corpo discente ingressante no curso de graduação em ciências contábeispt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente Projeto de Graduação tem por objetivo reduzir a evasão dos alunos do curso de graduação em Ciências Contábeis da FEAAC/UFC através de atividades que facilitem a sua adaptação e adequação ao ambiente acadêmico, principalmente nos dois primeiros semestres. Os trabalhos realizados pelas monitoras orientam os estudantes em seu processo de formação, mostrando aos discentes as oportunidades oferecidas pela universidade, como bolsas de pesquisa e extensão, iniciação a docência e iniciação acadêmica. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória, descritiva e explicativa. Quanto aos meios, a pesquisa classificou-se como pesquisa de campo e bibliográfica, sendo aplicado questionários para obtenção de dados nas turmas de Introdução à Contabilidade e Contabilidade Básica, nos turnos diurno e noturno, totalizando 89 questionários respondidos. Os resultados encontrados dos respondentes mostrou que 93% afirmaram estar gostando do curso. Outra informação importante é que 95,6% dos estudantes não trancariam o curso, enquanto 4,4% pensam em trancar para fazer outro curso. Questionados quanto aos motivos que os fariam evadir-se do curso, o mais frequente foi por problemas familiares ou de saúde sendo marcado este quesito por 52% dos alunos, seguido por oportunidade de emprego em outras localidades. Através das análises dos questionários concluiu-se que os alunos ingressantes tem interesse em continuar no curso, e que atualmente poderiam desistir principalmente por conta de fatores externos, que já foram mencionados anteriormente, que não tem necessariamente relação com a qualidade do curso. Observou-se que 83% dos respondentes afirmaram ter interesse em participar de projetos na UFC. Buscam informações sobre o curso de Ciências Contábeis com outros alunos e nas redes sociais, e sobre a área contábil em sites na internet. A maioria dos discentes afirma não sentirem dificuldade em assimilar o conteúdo ministrado e 56,1% se consideram pensativos durante as aulas.pt_BR
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_bspacheco.pdf50,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.