Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42374
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNascimento, Bárbara Maria de Sousa do-
dc.contributor.authorPinto, Pedro Arnaldo Henriques Serra-
dc.date.accessioned2019-06-04T14:09:08Z-
dc.date.available2019-06-04T14:09:08Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationNACIMENTO, Bárbara Maria de Sousa; PINTO, Pedro Arnaldo Henriques Serra. O programa de rádio casa aberta como espaço de apresentação dos cursos de graduação oferecidos pela UFC. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42374-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCASa Abertapt_BR
dc.subjectCursos de graduaçãopt_BR
dc.subjectExperiênciaspt_BR
dc.titleO programa de rádio casa aberta como espaço de apresentação dos cursos de graduação oferecidos pela UFCpt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho tem por objetivo analisar o programa de rádio “CASa Aberta” como mais um dos espaços de apresentação das graduações que a Universidade Federal do Ceará oferece. O “CASa Aberta” é veiculado todas as sextas-feiras pela Rádio Universitária FM, sendo produzido pela Comunidade de Cooperação e Aprendizagem Significativa (CASa). O programa de rádio foi criado no ano de 2011 para promover um espaço de reflexão sobre a atividade docente. No ano de 2014, foi criado um novo formato para o programa batizado de “Curso no Ar”. Os programas desta linha têm como objetivo apresentar ao grande público os cursos que a UFC oferta para que, deste modo, os ouvintes da rádio possam conhecer melhor a realidade destes campos de estudo. Para participar desse formato são convidados professores, alunos e egressos de diversos cursos de graduação da UFC. Cada edição do "Curso no ar" aborda um curso específico; assim, os entrevistados partem de suas experiências para revelar os meandros desta graduação. Mais do que informações técnicas, os convidados buscam demonstrar a paixão por sua área de conhecimento e como isso tem marcado a trajetória docente e discente de cada um deles. Portanto, além das apresentações dos cursos da Universidade, o programa se torna um espaço de troca de experiências, um local de sociabilidade e de encontro para a troca de aprendizados. Esta pesquisa toma como objeto de estudo os programas do formato “Curso no Ar” que estão sendo transmitidos há dois anos. Desde 2014, já houve treze programas do formato, tendo recebido vinte e quatro docentes, vinte alunos e três egressos, totalizando quarenta e sete entrevistados. É importante ressaltar a humanização como estrutura basilar para a abordagem das entrevistas que, na maioria das vezes, propiciam trocas de vivências substanciais e relevantes.pt_BR
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_bmsnascimento.pdf49,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.