Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42371
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantana, Deivid Mota-
dc.contributor.authorGóes, Vanessa de Sousa de-
dc.contributor.authorBarros, Davy Nabuco-
dc.contributor.authorFeitosa, Adriana Madja dos Santos-
dc.date.accessioned2019-06-04T14:05:35Z-
dc.date.available2019-06-04T14:05:35Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSANTANA, Deivid Mota et al. História de vida: uma breve comparação entre a metodologia utilizada no projeto criança feliz e na aprendizagem cooperativa. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42371-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTerapia comunitáriapt_BR
dc.subjectHistória de vidapt_BR
dc.subjectAprendizagem cooperativapt_BR
dc.titleHistória de vida: uma breve comparação entre a metodologia utilizada no projeto criança feliz e na aprendizagem cooperativapt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNeste artigo, buscou-se comparar o processo de utilização das Oficinas de História de Vida em dois ambientes distintos: na organização não governamental, Projeto Criança Feliz, na qual um grupo de mulheres reúne-se a fim de trocar experiências de vida e na Universidade Federal do Ceará, onde uma turma de estudantes, praticantes da Aprendizagem Cooperativa, desenvolve uma roda de conversa sobre Histórias de Vida no modelo do Programa de Aprendizagem Estudantil em Células Estudantis. O estudo partiu, sobretudo, dos conceitos dos pilares que envolvem a interação face a face e o processamento de grupo (JOHNSON; JOHNSON, 1994), com o intuito de discutir o funcionamento da metodologia da Aprendizagem Cooperativa nesses dois ambientes distintos. A pesquisa, também, utilizou como base os pressupostos teóricos dos estudos realizados por pensadores e críticos modernos, entre os quais se destaca o trabalho da filósofa política Arendt (2002), que defende o ideal de pluralidade dos homens. Para essa autora, são necessários lugares de diálogos nos quais cada um pode participar, de forma que os indivíduos se sintam pertencentes a um determinado grupo e, assim, estes mantenham vínculos sociais e valorizem suas vidas, entre outros. Para realização desse projeto, foram realizadas entrevistas, em formato de questionário semi-aberto, nos dois grupos, visando reconhecer por meio das respostas obtidas e da comparação dos dados colhidos as mudanças e melhorias que foram identificadas a partir da aplicação dos conceitos e das atividades da aprendizagem cooperativa. Com isto, espera-se comparar o seu uso, nessas duas instituições, a fim de orientar sua aplicabilidade em diferentes grupos. Cabe, por fim, ressaltar que o projeto em questão está em andamento, e que seus resultados serão apresentados em publicação posterior.pt_BR
Aparece nas coleções:EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_dmsantana.pdf50,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.