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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42362Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Rodrigues, Maria Clarissa Maciel | - |
| dc.contributor.author | Mamede, Inês Cristina de Melo | - |
| dc.date.accessioned | 2019-06-04T13:26:40Z | - |
| dc.date.available | 2019-06-04T13:26:40Z | - |
| dc.date.issued | 2014 | - |
| dc.identifier.citation | RODRIGUES, Maria Clarissa Maciel; MAMEDE, Inês Cristina de Melo. Seis pontos para a alfabetização: especificidades na aquisição da escrita de crianças cegas por meio do Sistema Braille. In: LEITÃO, Vanda Magalhães; VIANA, Tania Vicente (orgs.). Acessibilidade na UFC: tessituras possíveis. Edições UFC, Fortaleza, 2014. p. 95-121. | pt_BR |
| dc.identifier.isbn | 978 85 7282 611 2 | - |
| dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42362 | - |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.publisher | Edições UFC | pt_BR |
| dc.subject | Professores alfabetizadores | pt_BR |
| dc.subject | Sistema de Ecrita | pt_BR |
| dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
| dc.title | Seis pontos para a alfabetização: especificidades na aquisição da escrita de crianças cegas por meio do Sistema Braille | pt_BR |
| dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
| dc.description.abstract-ptbr | Emília Ferreiro e Ana Teberosky trouxeram grandes contribuições para professores alfabetizadores, quando desvendaram a ideia de que a alfabetização não é o resultado de algo mecânico e repetitivo. Ao longo de uma caminhada até a elaboração de como o sistema de escrita deve ser organizado, o sujeito, que se depara com tantos materiais escritos ao seu redor, formula hipóteses sobre como esse sistema se constitui, para que possa ser interpretado. De acordo com Ferreiro (2000), a alfabetização não pode ser vista como algo mecânico, pois a criança, ao longo desse fenômeno, se impõe problemas, interpreta e reinterpreta o sistema de escrita. No Brasil, muitos autores se dedicaram a colher dados a respeito do tema, a fim de dar continuidade a tais investigações. As pesquisas, entretanto, são praticamente escassas, quando se trata da investigação das hipóteses de leitura e escrita levantadas pelas crianças que apresentam alguma deficiência, mais especificamente as crianças cegas. [...] | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | SA - Capítulos de livro | |
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| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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| 2014_capliv_mcmrodrigues.pdf | 490,96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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