Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42323
Tipo: Resumo
Título: Assistência de enfermagem baseado no Modelo de Roper Logan Tierney à uma puérpera: relato de experiência
Autor(es): Cru, Biatriz Bezerra Castelo Cardoso
Cardoso, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão
Fernandes, Ana Fátima Carvalho
Palavras-chave: Diagnóstico de enfermagem;Saúde da mulher;Puerpério
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: CRU, Biatriz Bezerra Castelo Cardoso; CARDOSO, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão; FERNANDES, Ana Fátima Carvalho. Assistência de enfermagem baseado no Modelo de Roper Logan Tierney à uma puérpera: relato de experiência. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Experiências Estudantis, 9).
Resumo: As teorias são relevantes para uma ciência tal como a enfermagem,ela oferece justificativa ou razão bem fundamentada sobre como e por que os enfermeiros realizam determinadas intervenções, tendo como uma das teorias o modelo de atividade de vida de Roper-Logan-Tierney1. Este modelo: Roper-Logan-Tierney foi desenvolvido pela primeira vez em 1980, sendo composto por doze categorias de atividades de vida, os quais constituem o viver do indivíduo2. OBJETIVO: Objetivou-se aplicar o modelo de atividade de vida de Roper-Logan-Tierney à puérpera. Métodos e Materiais: Estudo descritivo, baseado em um relato de experiência, vivenciado em 2015, durante o estágio curricular da disciplina Bases Teóricas e Metodológicas da Enfermagem, ofertado pelo curso de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. Foi aplicado o Modelo de Atividade de Vida a uma puérpera, que se encontrava hospitalizada em uma enfermaria de uma maternidade pública de Fortaleza-CE. Resultados e Discussão: Foi possível identificar na atividade de vida MANTER AMBIENTE SEGURO, que os principais problemas estavam relacionados ao modo como a limpeza do ambiente era realizada, como também os meios públicos de saneamento, podendo ser traçado os principais diagnósticos de enfermagem: Risco de contaminação relacionado a serviços municipais inadequados e uso de contaminantes ambientais; COMUNICAR, pode-se perceber que a comunicação entre mãe e bebê, ocorre de maneira adequada, reconhecendo assim as necessidades da criança. Com todo o processo das atividades de vida da puérpera, vê-se a importância que este modelo tem para uma prática de enfermagem, pois envolve o indíviduo na sua totalidade como ser humano. CONCLUSÃO: Conclui-se que é de grande importância que ocorra o planejamento do processo de enfermagem e à aplicação do mesmo, fundamentado na teoria visando atender, resolver ou amenizar os problemas observados e referidos pelos pacientes, de formar a planejar estratégias de promoção à saúde.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42323
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EEE - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_bbcccru.pdf50,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.