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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Andressa Silva de-
dc.contributor.authorPereira, Bruno Felix-
dc.contributor.authorSilva, Ana Cicera Sousa da-
dc.contributor.authorAndrade Neto, Manoel-
dc.date.accessioned2019-06-03T19:51:27Z-
dc.date.available2019-06-03T19:51:27Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSOUSA, Andressa Silva de et al. A experiência e a importância do bolsista solidário na correção de redações. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42313-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetras Solidáriaspt_BR
dc.subjectBolsistas-revisorespt_BR
dc.subjectRevisãopt_BR
dc.titleA experiência e a importância do bolsista solidário na correção de redaçõespt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA atuação de bolsistas, como auxílio, em projetos vinculados à escola é relevante para a área da educação, uma vez que é perceptível a dificuldade que a escola ainda enfrenta em lidar com o domínio precário de algumas habilidades e competências dos estudantes. Nessa perspectiva o Projeto Letras Solidárias, que tem como objetivo estimular e desenvolver nos estudantes do ensino médio a prática da leitura e da escrita , articula uma rede de revisores-bolsistas externos à escola. Considerando a importância dessa ação para a melhoria da escola pública e, para o aperfeiçoamento profissional do estudante de Letras, o presente resumo propõe divulgar as atividades realizadas pelos bolsistas-revisores dentro do projeto Letras Solidárias em parceria com três escolas públicas do município de Pentecoste-CE: EEM Etelvina Gomes Bezerra, EEM Tabelião José Ribeiro Guimarães e EEEP Alan Pinho Tabosa. O processo de revisão consiste em uma formação de três horas semanais na qual é utilizada a metodologia da aprendizagem cooperativa para o estudo das cinco competências do Enem. Para alcançar os objetivos propostos são destinadas mais de nove horas à correção de redações por meio de uma plataforma online, própria do projeto. Cada bolsista-revisor tem uma meta de 18 redações com o intuito de reduzir o número de produções textuais do banco da plataforma. Os resultados deste trabalho demonstram que a revisão externa à escola contribui para que os estudantes tenham um rendimento satisfatório na prova de redação do ENEM . A partir desses resultados, podemos concluir que o envolvimento com essas correções dentro do ambiente virtual e a troca de experiências por meio das formações têm uma importância não só na vida do estudante secundarista , mas também na vida do bolsista, pois através dessas atividades é formado um profissional preocupado com princípios da cooperação e da solidariedade.pt_BR
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