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Tipo: TCC
Título: Proposição de um sistema de banco de dados dinâmico para auxílio analítico e espacial à operação do transporte público
Título em inglês: Proposal of a dynamic database system for analytical and space aid for the operation of public transport
Autor(es): Albuquerque Neto, Manoel Barbosa
Orientador: Azevedo Filho, Mário Angelo Nunes de
Palavras-chave: Banco de dados;Bilhetagem eletrônica;Rastreamento de frota;Transporte público;Planejamento
Data do documento: 2018
Citação: ALBUQUERQUE NETO, Manoel Barbosa. Proposição de um sistema de banco de dados dinâmico para auxílio analítico e espacial à operação do transporte público. 2018. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Resumo: A utilização de dados referentes aos Sistemas de Tecnologia de Informações (ITS, na sigla em inglês) tem se desenvolvido de forma rápida e consistente nos últimos anos, sendo observadas diversas fontes desses dados, como redes sociais, mecanismos de buscas online e sistemas embarcados em veículos do transporte público. Estes últimos são o foco deste trabalho, a partir do sistema de bilhetagem eletrônica (SBE) e sistema de rastreamento de frota (AVL, em inglês). Pelo fato de possuírem origens e finalidades distintas, o desafio recai sobre a necessidade de associar tais dados de forma integrada com identificadores (chaves) únicos. Assim, técnicas de big data são utilizadas neste tipo de análise por serem capazes de tratar um elevado volume de informações numa frequência alta de observações e com possibilidade de variabilidade nesses dados. Desse modo, as particularidades dos sistemas utilizados precisam ser tratadas de forma específica para viabilizar a metodologia proposta. Objetiva-se, portanto, desenvolver um sistema dinâmico, georreferenciado, que agrega distintas bases de dados que possuem interface entre si e que possibilite o estudo dos dados para agregação de valor, um dos outros conceitos envolvidos com big data. Desse modo, as oportunidades para o planejamento dos Sistemas de Transporte Público de Passageiros (STPP) vem da possibilidade de realizar uma análise tanto comparativa, estudando series históricas para se estimar e avaliar cenários futuros, quanto descritiva, para entender o comportamento de alguma variável em estudo. Além disso, o ganho referente à visualização da informação torna a tomada de decisão mais assertiva para os gestores e operadores do STPP, resultando num benefício tanto para o poder público, quanto para as empresas da iniciativa privada e para os usuários do sistema.
Abstract: The use of Information Technology Systems (ITS) data has developed rapidly and consistently over the past few years, with various sources of such data being observed, such as social networks, online search engines, and embedded systems applied to public transport vehicles. The latter are the focus of this work, from the automated fare collection (AFC) and automated vehicle location (AVL). Because they have distinct origins and purposes, the challenge lies in the need to associate such data in an integrated way with unique identifiers (keys). Thus, big data techniques are used in this type of analysis because they can treat a high volume of information in a high frequency of observations and with possibility of variability in these data. In this way, the particularities of the systems used need to be treated in a specific way to make feasible the proposed methodology. The goal is to develop a dynamic, georeferenced system that aggregates different databases that have interfaces between them and that allows the study of data for value aggregation, one of the other concepts involved with big data. In this way, the opportunities for planning Public Passenger Transport Systems (STPP) come from the possibility of performing a comparative analysis, studying historical series to estimate and evaluate future scenarios, and descriptive, to understand the behavior of some variable in study. In addition, the gain in information visualization makes decision making more assertive for STPP managers and operators, resulting in a benefit both for public authorities and for private companies and for users of the system.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42298
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