Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42296
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Braga, Arlane Ribeiro | - |
dc.contributor.author | Porto, Bernadete de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-03T18:45:52Z | - |
dc.date.available | 2019-06-03T18:45:52Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | BRAGA, Arlane Ribeiro; PORTO, Bernadete de Souza. Educação do campo: relato de experiência sobre uma visita a uma escola de Pacatuba município de Fortaleza. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Experiências Estudantis, 9) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42296 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação no campo | pt_BR |
dc.subject | visita | pt_BR |
dc.subject | ensino | pt_BR |
dc.title | Educação do campo: relato de experiência sobre uma visita a uma escola de Pacatuba município de Fortaleza | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho é produto de uma reflexão teórica e prática desenvolvida pela educação do campo, que se deu a partir de uma visita em uma escola do campo localizada no município de Itaitinga, no estado do Ceará. O artigo objetiva compreender sobre o entendimento inicial acerca do que é a Educação no Campo, descrevendo como ela se constitui, suas características. Além disso, refletiremos sobre a realidade destes alunos da educação do campo, assumindo, discutindo sobre o que é essa modalidade de ensino. A visita à escola aconteceu no primeiro semestre de 2016, no turno da tarde. A pesquisa teve abordagem qualitativa e a fundamentação baseou-se nos autores Caldart (2011) e da visão econômica, social e culturalmente da educação do campo segundo Leite (1999). As metodologias utilizadas foram às técnicas de observação e de entrevista com a diretora da escola Jardim Bom Retiro, em Pacatuba-Ce. Diante disso, concluímos que a professora da escola realiza um trabalho brilhante e a forma como o conteúdo é abordado na sala de aula está relacionado à realidade vivenciada dos alunos do campo, entretanto diversos são os fatores que contribuem para a evasão desses alunos da escola. Portanto, dizemos que a educação do campo necessita de uma atenção maior do que lhe é atribuída na atualidade, pois, é prejudicada, devido ao grande preconceito existente com relação às localidades afastadas dos centros urbanos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EEE - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_arbraga.pdf | 49,39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.