Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42290
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAndrade, Alice Manuela J.-
dc.contributor.authorAndrade Neto, Manoel-
dc.date.accessioned2019-06-03T18:39:43Z-
dc.date.available2019-06-03T18:39:43Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationANDRADE, Alice Manuela J.; ANDRADE NETO, Manoel. Pre-enem na escola popular cooperativa do município de Cipó. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42290-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEstudopt_BR
dc.subjectAlunospt_BR
dc.titlePre-enem na escola popular cooperativa do municipio de cipópt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO projeto Pre-Enem da Escola Popular Cooperativa (EPC) do Cipó se baseia nos estudos dos conteúdos do ensino médio, preparando para o Enem. Todo sábado a tarde, nos reunimos para estudar os assuntos de Biologia mais recorrentes do Enem. Os objetivos desses estudos são de preparar os alunos da EPC para ingressar na universidade e ensinar eles a terem mais autonomia intelectual, para que possam aprender a estudar sozinhos ou em grupo com os amigos. A metodologia usada é da Aprendizagem Cooperativa, onde em vez de dar aulas a eles, é coordenado um estudo em grupo com os alunos em que todos eles recebem funções que facilitem o aprendizado deles, e que apesar do foco ser o Enem e o estudo, é incentivado momentos para que eles possam criar laços e melhorar o clima emocional dos encontros. Realizamos um contrato de cooperação, temos um momento de quebra-gelo e então começamos os estudos. Por fim, realizamos um processamento de grupo. De início, os alunos ficaram um pouco desestimulados com os estudos em grupo, falavam somente quando necessário. Após alguns encontros, eles se acostumaram e ficaram cada vez mais dispostos a dialogar. Os processamentos de grupo, no início, eram pouco produtivos, mas em pouco tempo já estavam mais seguros nos momentos de falar suas opiniões e pensamentos sobre o encontro. Começaram a utilizar as técnicas de estudos, utilizadas aos sábados, nos seus encontros semanais. Com o fim desse primeiro semestre de 2016 aprendemos a lidar melhor com os diferentes integrantes da EPC, encontrando formas de motivar todos eles. Além de vivenciar um pouco a questão da licenciatura, que apesar de não ter trabalhado numa escola, vivenciamos um pouco dos conflitos que acontecem lá. Aprendemos o conteúdo de Biologia, que adquiriamos cada vez mais conhecimento em cada encontro. Conseguimos lidar melhor com a motivação dos alunos que participaram dos encontros.pt_BR
Aparece nas coleções:EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_amjandrade.pdf47,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.