Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42282
Tipo: | Resumo |
Título: | Aprendizagem cooperativa e a evasão acadêmica |
Autor(es): | Maia, Adriano Evangelista Pereira, Ana Caroline dos Santos Oliveira, Anneheydi Araújo de Feitosa, Adriana Madja dos Santos |
Palavras-chave: | Células Estudantis;Êxito Acadêmico;Abandono Discente |
Data do documento: | 2016 |
Citação: | MAIA, Adriano Evangelista; PEREIRA, Ana Caroline dos Santos; OLIVEIRA, Anneheydi Araújo de; FEITOSA, Adriana Madja dos Santos. Aprendizagem cooperativa e a evasão acadêmica. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) |
Resumo: | A evasão discente, entendida pela interrupção no ciclo de estudo, tem aumentado significativamente nos últimos anos nas instituições de ensino superior. Levantamentos de 2005 informam que a taxa de evasão na Universidade Federal do Ceará (UFC) estava em torno de 5,74 % ao ano, o que é alarmante, pois corresponde a aproximadamente 206 casos de abandono, já que a UFC oferecia, em 2005, cerca de 3.585 vagas à sociedade. Esse fenômeno pode ser provocado pela não identificação do discente com o seu curso ou devido às reprovações em disciplinas. Esse quadro traz perdas pessoais e sociais para os discentes que não conseguem finalizar seu ensino superior, uma vez que as recompensas sociais relacionadas à obtenção do título são postergadas. Também a sociedade perde, porque foram destinados investimentos públicos que não foram devidamente aproveitados. Neste contexto, o Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE) tem como finalidade colaborar com o aumento da taxa de conclusão de cursos de graduação da UFC, utilizando como metodologia a formação de células de estudo que visa melhorar o rendimento do estudante na Universidade. O presente estudo, de caráter documental, tem por objetivo analisar o índice de aprovação dos participantes de células estudantis do Programa de Aprendizagem Cooperativa. Foram selecionadas dez células para averiguação de resultados dos discentes de diferentes cursos por meio dos seus históricos escolares. Espera-se que mais de 90% dos participantes tenham obtido aprovação nas cadeiras em foco nas células, resultado que pode ser atribuído à metodologia utilizada no Programa. A partir dos dados obtidos será possível concluir que aplicação da metodologia da aprendizagem cooperativa é uma estratégia eficaz para a elevação da taxa de conclusão dos discentes dos cursos de graduação da UFC. Vale ressaltar que o projeto ainda está em andamento e seus resultados serão apresentados posteriormente. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42282 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_aemaia.pdf | 49,95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.