Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42277
Tipo: | Resumo |
Título : | A inteligência emocional como importante ferramenta para a aprendizagem cooperativa |
Autor : | Santos, Ana Ivaniele Alves dos Evaristo, Camila Lorena de Oliveira Lima, Ayrton Rodrigues Nunes, Gabriel Marcos Agustinho |
Palabras clave : | inteligência emocional;aprendizagem cooperativa;habilidades sociais |
Fecha de publicación : | 2016 |
Citación : | SANTOS, Ana Ivaniele Alves dos; EVARISTO, Camila Lorena de Oliveira; LIMA, Ayrton Rodrigues; NUNES, Gabriel Marcos Agustinho. A inteligência emocional como importante ferramenta para a aprendizagem cooperativa. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) |
Resumen en portugués brasileño: | Trata-se de um estudo sobre a inteligência emocional como importante ferramenta para a aprendizagem cooperativa, que tem por objetivo entender a importância da combinação de competências pessoais e os pilares da aprendizagem cooperativa, a fim de valorizar as relações humanas nos âmbitos profissionais e acadêmicos. Com isso, a pesquisa busca contribuir para a formação de profissionais competentes, proativos e habilitados para o trabalho em equipe nos diversos setores sociais. A dificuldade da aplicação da inteligência emocional vem desde o pouco conhecimento sobre o seu conceito até a sua escassa aplicação na sociedade, que motiva a formação de profissionais com pensamentos individualistas. Desse modo, os objetivos almejados pela aprendizagem cooperativa não são totalmente atingidos. Para o desenvolvimento do trabalho foram realizados estudos teóricos em livros, palestras, artigos publicados, relatos de experiências dos membros de células e discentes bolsistas do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE), assim como profissionais da educação no âmbito acadêmico. Empregando-se questionários e representando os resultados por meio de gráficos e tabelas, foram comprovados os diferentes desempenhos dos alunos no contexto ensino-aprendizagem. Os resultados da pesquisa indicaram que o conhecimento e a utilização positiva da inteligência emocional possui uma significativa importância para maximizar e produzir bons efeitos quando aplicada junto à aprendizagem cooperativa. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42277 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_aiasantos.pdf | 47,79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.