Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42277
Type: | Resumo |
Title: | A inteligência emocional como importante ferramenta para a aprendizagem cooperativa |
Authors: | Santos, Ana Ivaniele Alves dos Evaristo, Camila Lorena de Oliveira Lima, Ayrton Rodrigues Nunes, Gabriel Marcos Agustinho |
Keywords: | inteligência emocional;aprendizagem cooperativa;habilidades sociais |
Issue Date: | 2016 |
Citation: | SANTOS, Ana Ivaniele Alves dos; EVARISTO, Camila Lorena de Oliveira; LIMA, Ayrton Rodrigues; NUNES, Gabriel Marcos Agustinho. A inteligência emocional como importante ferramenta para a aprendizagem cooperativa. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Trata-se de um estudo sobre a inteligência emocional como importante ferramenta para a aprendizagem cooperativa, que tem por objetivo entender a importância da combinação de competências pessoais e os pilares da aprendizagem cooperativa, a fim de valorizar as relações humanas nos âmbitos profissionais e acadêmicos. Com isso, a pesquisa busca contribuir para a formação de profissionais competentes, proativos e habilitados para o trabalho em equipe nos diversos setores sociais. A dificuldade da aplicação da inteligência emocional vem desde o pouco conhecimento sobre o seu conceito até a sua escassa aplicação na sociedade, que motiva a formação de profissionais com pensamentos individualistas. Desse modo, os objetivos almejados pela aprendizagem cooperativa não são totalmente atingidos. Para o desenvolvimento do trabalho foram realizados estudos teóricos em livros, palestras, artigos publicados, relatos de experiências dos membros de células e discentes bolsistas do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE), assim como profissionais da educação no âmbito acadêmico. Empregando-se questionários e representando os resultados por meio de gráficos e tabelas, foram comprovados os diferentes desempenhos dos alunos no contexto ensino-aprendizagem. Os resultados da pesquisa indicaram que o conhecimento e a utilização positiva da inteligência emocional possui uma significativa importância para maximizar e produzir bons efeitos quando aplicada junto à aprendizagem cooperativa. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42277 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_aiasantos.pdf | 47,79 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.