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Tipo: Artigo de Evento
Título: Segunda escolástica portuguesa, empirismo mitigado e a educação luso-brasileira
Autor(es): Maia, Alberto Filho Maciel
Palavras-chave: Segunda Escolástica Portuguesa;Empirismo;Ratio Studiorum;Educação luso-brasileira
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: IMPRECE
Citação: MAIA, Alberto Filho Maciel. Segunda escolástica portuguesa, empirismo mitigado e a educação luso-brasileira. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 1858-1862.
Resumo: O contato do pensamento luso-brasileiro com a revolução epistemológica do conhecimento humano que ocorre com o advento da modernidade se dá tardiamente em relação a demais países europeus. A postura moderna que se fomenta nos novos tempos retoma o sentido antropocêntrico do ato de conhecer. O homem passa a ser o centro de tudo, e para ele e a partir dele que Ciência e Filosofia devem se gestar. Esta nova concepção se contrapõe essencialmente à postura tradicional do conhecimento, característica da idade média, que tinha Deus como centro de tudo – Teocentrismo. Não é por acaso então que a filosofia portuguesa relevantemente marcada pela Escolástica resiste às novas concepções gestadas no seio de novas correntes de pensamento que passam a transitar pela cultura ocidental. Entre os principais alvos do bloqueio instituído pela filosofia portuguesa encontra-se o empirismo, corrente eminentemente objetivista que põe a experiência como fonte última de todo o conhecimento e que por isso desestrutura os parâmetros escolásticos. A ciência moderna que passa a se desenvolver a partir da revolução epistemológica da modernidade, com bases eminentemente empiristas, confronta-se com o conhecimento “cientifico filosófico” que se pautava na tradição aristotélica- -tomista tão cara à Segunda Escolástica Portuguesa. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42240
ISBN: 978-85-8126-065-5
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