Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42233
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarvalho, Andy Steward de-
dc.contributor.authorCosta, Marco Túlio Ferreira da-
dc.date.accessioned2019-06-03T12:56:46Z-
dc.date.available2019-06-03T12:56:46Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCARVALHO, Andy Steward de; COSTA, Marco Tulio Ferreira da. Processo de ensino-aprendizagem na monitoria de violão. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42233-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectViolãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleProcesso de ensino-aprendizagem na monitoria de violãopt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA disciplina de Prática instrumental (Violão) é componente curricular obrigatório do Curso de Licenciatura em Música do Instituto de Cultura e Arte (ICA), sendo bastante procurada, todos os anos, pelos alunos ingressos. Sua finalidade é proporcionar aos estudantes o conhecimento musical e técnico sobre o instrumento que os auxiliará em suas futuras práticas docentes. O violão oferece várias possibilidades de execução, seja no acompanhamento de canções pelo uso de acordes quanto nas execuções melódicas, e ambas as situações são contempladas ao longo da disciplina, requerendo do aluno o desenvolvimento técnico musical, a compreensão de harmonização e da leitura musical, por este motivo faz-se necessária a monitoria de violão, onde o aluno terá um auxílio durante sua formação discente. O processo de aprendizagem do violão acontece de forma lenta e gradativa, por isso quanto mais tempo o aluno dedicar ao instrumento melhor será seu desempenho, desta forma a monitoria oferece ao aluno mais momentos de vivência, onde eles dispõem de horários alternativos para que possam aprimorar seus conhecimentos, através da prática diária de exercícios e revisão de assuntos estudados em sala de aula, além de proporcionar ao aluno monitor o exercício da prática docente, imprescindível para sua formação acadêmica. O monitor assume um papel muito importante na formação dos alunos e na sua própria, pois cabe a ele dar assistência ao professor da disciplina, seja em sala de aula, na elaboração de material didático com o uso de PowerPoint, na sistematização de referencial bibliográfico para uso acadêmico e transcrição de exercícios para editores de partitura, como o finale (que dá acesso aos exercícios escritos e áudios), com o objetivo de dar aos alunos um material indispensável para cada etapa de seu desenvolvimento com o instrumento. A monitoria proporciona aos alunos a oportunidade de serem mais participativos em sala de aula, melhorando a assimilação dos conteúdos por conta de um maiorpt_BR
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_asscarvalho.pdf48,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.