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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Clemilda de Sousa-
dc.contributor.authorSilva, Claudia Lima da-
dc.contributor.authorCosta, Lara Bruna Gama-
dc.contributor.authorBustamante Junior, Juan de Dios-
dc.date.accessioned2019-06-03T12:53:37Z-
dc.date.available2019-06-03T12:53:37Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationPEREIRA, Clemilda de Sousa; et al. O impacto percebido pelos bolsistas do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis – PACCE pela implementação de ações de inclusão propostas em 2016. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42226-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPacce - Programa de Aprendizagpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.titleO impacto percebido pelos bolsistas do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis – PACCE pela implementação de ações de inclusão propostas em 2016pt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo deste artigo é avaliar o impacto sobre a inclusão da acessibilidade no PACCE em 2016. O Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis - PACCE utiliza uma metodologia na qual estudantes trabalham juntos em células de estudo. Ele está estruturado em cinco pilares propostos pelos irmãos Johnson e Johnson que ajudam a desenvolver a autonomia do universitário, que são: Interdependência Positiva, Interação Social, Responsabilização Individual, Habilidades Sociais e Processamento de Grupo e tem a visão de que todo estudante da UFC se sinta pertencente à universidade e que seja um protagonista autônomo, estimulado e habilitado para ensinar, aprender e agir de forma cooperativa e solidária. Foi realizada pesquisa qualitativa (questionário e observação) e percebeu-se que o PACCE ainda não possui estrutura suficiente para receber pessoas com deficiência. A inclusão de um estudante surdo em 2016 proporcionou o despertar para este novo desafio. Apesar de terem sido oferecidas várias oficinas de LIBRAS - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS, quase todos os bolsistas veteranos e novatos ainda desconhecem a Libras e pouco sabem a respeito da acessibilidade. A inclusão de um bolsista surdo revelou que é preciso tomar algumas medidas para que verdadeiramente o PACCE tenha condições de oferecer a inclusão e acessibilidade e possa receber não só pessoas surdas, mas também, pessoas com outras deficiências. .pt_BR
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