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Tipo: Resumo
Título: Comparação de experiência no treinamento em serviço na emergência cardiopulmonar do Hospital de Messejana entre os anos de 2014 e 2015
Autor(es): Lopes, Franciglecia Barboza
Soares, Fernanda Queiroz
Lopes, Priscilla Castro Gurgel
Arnaud, Frederico Carlos de Sousa
Rodrigues Filho, Filadelfo
Rodrigues Sobrinho, Carlos Roberto Martins
Palavras-chave: Treinamento;Emergência;Messejana
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: LOPES, Franciglecia Barboza; et al. Comparação de experiência no treinamento em serviço na emergência cardiopulmonar do Hospital de Messejana entre os anos de 2014 e 2015. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Experiências Estudantis, 9)
Resumo: Introdução: O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes é uma instituição terciária especializada no diagnóstico e tratamento de doenças pulmonares e cardíacas. Além de se destacar no transplante cardíaco de adultos e crianças, também é referência na emergência cardiopulmonar do estado, recebendo milhares de pacientes por mês. Assim, realizar treinamento em serviço neste setor é uma excelente oportunidade para desenvolver habilidades médicas que não foram abordadas durante a graduação. Durante os anos de 2014 e 2015, três estudantes de medicina participaram de 29 plantões na emergência cardiopulmonar, aprendendo e vivenciando as dificuldades do sistema único de saúde. Relato de experiência: O treinamento em serviço de emergência tem grande importância na formação dos estudantes de medicina, pois lá vivenciamos as mais diversas situações de emergências cardiopulmonares, aprendendo que condutas devemos seguir. Com isso, como médicos recém formados, adquirimos mais segurança no manejo de pacientes críticos. Em comparação com 2014, o ano posterior representou uma série de problemas decorrentes da superlotação da emergência, o que influenciou negativamente o aprendizado dos graduandos. Aliando a falta de infraestrutura com o aumento da procura pelo serviço, houve menos tempo para discussões e realização de procedimentos, como intubação orotraqueal e punção de acesso venoso central. Entretanto, os alunos aprenderam a lidar com adversidades que, muito provavelmente, encontrarão no futuro. Sugestão de melhorias: O investimento em infraestrutura adequada que comporte o volume de pacientes que procuram diariamente a emergência cardiopulmonar aliado a contratação de maior quantidade de plantonistas beneficiaria os pacientes, que seriam atendidos com melhor qualidade, e os estudantes que estiverem realizando o treinamento em serviço, já que seria possível adquirir conhecimento teórico e prático de forma mais satisfatória.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42223
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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