Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42222
Tipo: | Resumo |
Título: | Células de estudo em português com técnicas de aprendizado cooperativo na rede municipal de ensino |
Autor(es): | Silva, Danilsa Ferreira da Andrade Neto, Manoel |
Palavras-chave: | aprendizagem;cooperação;interação promotora |
Data do documento: | 2016 |
Citação: | SILVA, Danilsa Ferreira da; ANDRADE NETO, Manoel. Células de estudo em português com técnicas de aprendizado cooperativo na rede municipal de ensino. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) |
Resumo: | O Prece ( Programa de estímulo a cooperação na escola)surgiu para mim através da PRAE (Pró reitoria de assuntos estudantis ) com a bolsa de iniciação acadêmica todos os bolsistas participarão da jornada de iniciação acadêmica onde fui apresentada ao programa e convidada a participar do mesmo .Neste programa eu tive a oportunidade de conhecer vários projetos e participar durante todo o primeiro semestre de cursos de formação em aprendizagem cooperativa, nesses meses fomos capacitados para atuar como facilitadores em células de estudo dentro das escolas da rede municipal e estadual ,Durante a formação do Prece vivenciei células de estudos coordenados por outros estudantes universitários que trouxeram um pouco do seu conhecimento em relação ao curso que fazem dentro da UFC ,uma dessas experiências que me fez refletir o quanto a gente não se conhece como pessoa foi a célula coordenada por um aluno de engenharia ambiental na qual ele trouxe técnicas de teatro e fez o grupo encenar, foi muito divertido ver aquelas pessoas que até certo momento lê pareiam desconhecida se tornar familiar, isso e uma das funções do ensino cooperativo criar uma interação entre os participantes, outro objetivo e valorizar nos estudantes o protagonismo, potencializar a aprendizagem dos conteúdos escolar e o mais importante estimular os estudantes a se sentirem responsáveis pela construção de seu próprio aprendizado .Os grupos de estudo podem acontecer no ambiente escolar ou fora dele, nos horários destinados ao estudo nas escolas de ensino técnico ou no contra turno nas escolas de ensino regular, havendo uma boa aceitação por parte dos aluno na adesão do projeto , com isso espera-se que cada aluno possa propagar as deias apresentadas pelo programa e ao final de cada jornada de trabalho os alunos se sintam capaz de formar suas próprias células havendo uma equidade de conhecimento por parte deles dentro e fora da sala de aula. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42222 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_dfsilva.pdf | 48,17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.