Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42208
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Beliza Carvalho de | - |
dc.contributor.author | Dias Filho, Francisco Audísio | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-03T12:33:26Z | - |
dc.date.available | 2019-06-03T12:33:26Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Beliza Carvalho de; DIAS FILHO, Francisco Audísio. Atuação dos pós-graduandos do centro de tecnologia em 2015.2 e 2016.1. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42208 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | PROPAG | pt_BR |
dc.subject | Pós-Graduandos | pt_BR |
dc.subject | Centro de Tecnologia | pt_BR |
dc.title | Atuação dos pós-graduandos do centro de tecnologia em 2015.2 e 2016.1 | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O Programa de Articulação entre Graduação e Pós-Graduação (PROPAG), vinculado à Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA), é uma iniciativa da UFC na busca por um ambiente de excelência e inovação acadêmica. Desde a criação em 2015 do componente curricular obrigatório Estágio à Docência para todos os pós-graduandos da UFC, alunos de mestrado e doutorado desenvolvem projetos voltados aos cursos e aos estudantes de graduação, especialmente relacionados ao ensino e à aprendizagem, buscando aprimorar a qualidade acadêmica das diversas áreas da graduação e ainda auxiliar na sua formação docente. Deste modo, nota-se a necessidade de uma avaliação diagnóstica para saber a atuação dos pós-graduandos, entre os diversos programas disponíveis pela Universidade. Portanto, o objetivo deste trabalho é traçar o perfil de atuação dos pós-graduandos do Centro de Tecnologia durante o Estágio de Docência. Para a coleta de informações utilizou-se uma plataforma eletrônica de formulários para uma consulta direta aos pós-graduandos. Analisou-se diferentes atividades executadas: a) participação em disciplinas teóricas, b) acompanhamento de práticas em laboratório, c) apoio pedagógico, d) elaboração de material didático, entre outras. Além da natureza da atividade foi solicitada ao pós-graduando uma avaliação acerca do aprendizado e experiência no Estágio à Docência. Logo, pela observação dos resultados obtidos na pesquisa, nota-se que a atividade mais escolhida é participação em disciplinas teóricas, os programas que integram o Centro de Tecnologia abrangem cerca de 3280 graduandos, em 60 disciplinas diferentes que fazem parte dos cursos de graduação da Unidade, desde Engenharia Civil, Química e Elétrica, dentre elas, as mais contempladas são Engenharia Ambiental, Termodinâmica Química, Hidráulica Aplicada, etc. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_bcoliveira.pdf | 50,03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.