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dc.contributor.authorMachado, Francisca Paula-
dc.date.accessioned2019-06-03T11:23:36Z-
dc.date.available2019-06-03T11:23:36Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationMACHADO, Francisca Paula. Memória social e afirmação étnica na tradição oral dos Tremembé de Almofala (1980-2012). In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 27., 22-26 jun. 2013, Natal (RN). Anais... Natal (RN): ANAPUH, 2013. Tema: Conhecimento histórico e diálogo social.pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 98711 11 9-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42195-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherANPUHpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectComunidade Tremembé de Almofalapt_BR
dc.subjectHistoriografiapt_BR
dc.titleMemória social e afirmação étnica na tradição oral dos Tremembé de Almofala (1980-2012)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente artigo tem como objetivo analisar através da memória e da tradição oral, a mobilização da Comunidade Tremembé de Almofala, no processo de emergência dos grupos indígenas remanescentes dos antigos aldeamentos missionários a partir da década de 1980, momento em que vários grupos em várias partes do Brasil “reaparecem” e afirmam suas identidades étnicas. Este trabalho é fruto da nossa investigação para escrever o projeto de pesquisa aprovado no programa de Pós Graduação em História Social da Universidade Federal do Ceará, na linha de pesquisa memória e temporalidade, na turma de 2013. E procura perceber a oralidade, a ancestralidade, a dinâmica cultural e as práticas sociais, como lugares de memórias e de construção de identidades. A ideia de pesquisar a emergência e organização política dos Tremembé de Almofala, iniciada na segunda metade da década de 1980 é resultado do meu interesse em compreender a importância da memória e da oralidade na organização dos grupos étnicos, e principalmente, é fruto de motivações pessoais visto que sou natural de Itarema e mantenho uma relação de amizade com o grupo desde a minha infância quando visitava a comunidade muitas vezes atraída pelo banho de mar, ou pelos colares de conchas confeccionados pelos Tremembé. Nestes momentos, principalmente na década de 1990, presenciei os conflitos interétnicos na região. [...]pt_BR
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