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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42195
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Machado, Francisca Paula | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-03T11:23:36Z | - |
dc.date.available | 2019-06-03T11:23:36Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | MACHADO, Francisca Paula. Memória social e afirmação étnica na tradição oral dos Tremembé de Almofala (1980-2012). In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 27., 22-26 jun. 2013, Natal (RN). Anais... Natal (RN): ANAPUH, 2013. Tema: Conhecimento histórico e diálogo social. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978 85 98711 11 9 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42195 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | ANPUH | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Comunidade Tremembé de Almofala | pt_BR |
dc.subject | Historiografia | pt_BR |
dc.title | Memória social e afirmação étnica na tradição oral dos Tremembé de Almofala (1980-2012) | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente artigo tem como objetivo analisar através da memória e da tradição oral, a mobilização da Comunidade Tremembé de Almofala, no processo de emergência dos grupos indígenas remanescentes dos antigos aldeamentos missionários a partir da década de 1980, momento em que vários grupos em várias partes do Brasil “reaparecem” e afirmam suas identidades étnicas. Este trabalho é fruto da nossa investigação para escrever o projeto de pesquisa aprovado no programa de Pós Graduação em História Social da Universidade Federal do Ceará, na linha de pesquisa memória e temporalidade, na turma de 2013. E procura perceber a oralidade, a ancestralidade, a dinâmica cultural e as práticas sociais, como lugares de memórias e de construção de identidades. A ideia de pesquisar a emergência e organização política dos Tremembé de Almofala, iniciada na segunda metade da década de 1980 é resultado do meu interesse em compreender a importância da memória e da oralidade na organização dos grupos étnicos, e principalmente, é fruto de motivações pessoais visto que sou natural de Itarema e mantenho uma relação de amizade com o grupo desde a minha infância quando visitava a comunidade muitas vezes atraída pelo banho de mar, ou pelos colares de conchas confeccionados pelos Tremembé. Nestes momentos, principalmente na década de 1990, presenciei os conflitos interétnicos na região. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGH - Trabalhos apresentados em eventos |
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