Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42192
Tipo: Artigo de Evento
Título: Anjos sitiados: memórias sobre os cemitérios de anjinhos no Cariri Cearense
Autor(es): Santos, Cícero Joaquim dos
Palavras-chave: História;Religião;Operação historiográfica
Data do documento: 2013
Instituição/Editor/Publicador: ANPUH
Citação: SANTOS, Cícero Joaquim dos. Anjos sitiados: memórias sobre os cemitérios de anjinhos no Cariri Cearense. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 27., 22-26 jun. 2013, Natal (RN). Anais... Natal (RN): ANAPUH, 2013. Tema: Conhecimento histórico e diálogo social.
Resumo: A epígrafe acima, retirada do clássico livro A Escrita da História, do jesuíta francês Michel de Certeau (1925-1986), sendo este um pesquisador apurado da história religiosa e consagrado no campo da teoria da história, leva-nos a ponderar sobre as implicações que permeiam a operação historiográfica, uma vez que, ao falarmos de um lugar (profissão), de uma disciplina (história) e uma produção escrita (texto), nos deparamos com a complexa construção de um saber que resulta da ação de um ser humano que, implicado nas leis do meio, coloca na escrita sua leitura sobre outros humanos, buscando, evidentemente, legitimidade para seus escritos. Nesse cenário, uma marca não pode ser negada: o lugar de onde nós falamos. Como Certeau já dizia (2000: 65), “Certamente não existem considerações, por mais gerais que sejam, nem leituras, tanto quanto se possa entendê-las, capazes de suprimir a particularidade do lugar de onde eu falo e do domínio em que realizo uma investigação. Essa marca é indelével”.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42192
ISBN: 978 85 98711 11 9
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGH - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_eve_cjsantos.pdf120,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.