Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42191
Tipo: Artigo de Evento
Título: Um Griô no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará: Descartes Gadelha, os Catadores de Jangurussu e o Maracatu Solar em exposição (2010)
Autor(es): Ruoso, Carolina
Palavras-chave: História;História
Data do documento: 2013
Instituição/Editor/Publicador: ANPUH
Citação: RUOSO, Carolina. Um Griô no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará: Descartes Gadelha, os Catadores de Jangurussu e o Maracatu Solar em exposição (2010). In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 27., 22-26 jun. 2013, Natal (RN). Anais... Natal (RN): ANAPUH, 2013. Tema: Conhecimento histórico e diálogo social.
Resumo: Em 2010, a exposição “Os catadores de Jangurussu” esteve pela segunda vez em cartaz no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC). Um projeto de Descartes Gadelha sobre os moradores do antigo “lixão” da cidade de Fortaleza. Anunciou a matéria do jornal Diário do Nordeste, do dia 20 de outubro de 2010, intitulada “Arte, realidade, emoção” (ARAUJO, 2010). Nos anos de 1980, Descartes desceu até o Jangurussu, pois após perceber uma paisagem alterada do pôr-do-sol, seguiu sua força poética. E, assim, partiu habitar a vida dos catadores de lixo, não era mais o degradê do céu que procurava mas o degradê da cidade de Fortaleza. Com a sua pintura havia decidido construir outras narrativas sobre a vida na cidade em que morava. A Cidade queimada do sol explodia pela combustão do gaz metano e escorria o chorume, próprio da decomposição do lixo. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42191
ISBN: 978 85 98711 11 9
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGH - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_eve_cruoso.pdf105,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.