Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42183
Tipo: Artigo de Evento
Título: O Sertão dos Rios Piranhas e Piancó na rede dos caminhos dos sertões “ermos” do Norte, século XVIII
Autor(es): Moraes, Ana Paula da Cruz Pereira de
Palavras-chave: Período Colonial do Brasil;História;História do Brasil
Data do documento: 2013
Instituição/Editor/Publicador: ANPUH
Citação: MORAES, Ana Paula da Cruz Pereira de. O Sertão dos Rios Piranhas e Piancó na rede dos caminhos dos sertões “ermos” do Norte, século XVIII. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 27., 22-26 jun. 2013, Natal (RN). Anais... Natal (RN): ANAPUH, 2013. Tema: Conhecimento histórico e diálogo social.
Resumo: Durante longo tempo, as pesquisas históricas que se concentravam na compreensão do período colonial do Brasil, davam ênfase ao estudo sobre a formação social e espacial das zonas compreendidas no litoral brasileiro, especialmente em torno dos grandes centros. De alguma forma, isto se explica porque muito da pulsação política e administrativa da época fincava suas forças nesses lugares, o que também facilita a presença, ainda hoje, de um considerável contingente de documentos tecidos nesses centros ou que tratam sobre eles, existentes dentro e fora do Brasil. Entretanto, é bom frisar que boa parte das tramas sociais e lutas por domínios em torno da terra e consolidação de poderes se deu nos interiores das terras brasilis. E isto vem sendo explorado por diferentes historiadores que descobriram no estudo sobre os sertões, espaço vasto para a análise histórica que permite um melhor entendimento sobre a história do Brasil.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42183
ISBN: 978 85 98711 11 9
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGH - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_eve_apcpmoraes.pdf699,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.