Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42166
Tipo: Artigo de Evento
Título : As escolas confessionais e sua influência na organização do território de Messejana
Autor : Marques, Karina Martins
Palabras clave : Escolas confessionais;Congregações religiosas;Moradia;Messejana
Fecha de publicación : 2014
Editorial : IMPRECE
Citación : MARQUES, Karina Martins. As escolas confessionais e sua influência na organização do território de Messejana. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 1796-1799.
Resumen en portugués brasileño: [...] O que podemos observar a priori é que este processo, que facilita a descentralização das moradias, promove uma nova organização social no espaço da cidade, a partir do surgimento de diversos bairros, proporcionando uma expansão urbana da cidade. Estes bairros passam a necessitar, cada vez mais, de uma série de serviços públicos e privados, se destacam, os equipamentos educacionais. É neste ponto que este estudo justifica sua pertinência, ao propor o entendimento de como se dá o processo de instalação das novas escolas confessionais, procurando analisar o papel desempenhado pelas congregações religiosas instaladas em Messejana no processo de formação do bairro, visto que acreditamos que o ambiente escolar contribui, de forma marcante, na formação e organização dos indivíduos, pois, a educação é inerente ao ato da produção do homem social e a relação que este estabelece para a conformação da atual sociedade moderna.[...]
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42166
ISBN : 978-85-8126-065-5
Aparece en las colecciones: PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2014_eve_kmmarques.pdf3,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.