Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42166
Type: | Artigo de Evento |
Title: | As escolas confessionais e sua influência na organização do território de Messejana |
Authors: | Marques, Karina Martins |
Keywords: | Escolas confessionais;Congregações religiosas;Moradia;Messejana |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | IMPRECE |
Citation: | MARQUES, Karina Martins. As escolas confessionais e sua influência na organização do território de Messejana. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 1796-1799. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | [...] O que podemos observar a priori é que este processo, que facilita a descentralização das moradias, promove uma nova organização social no espaço da cidade, a partir do surgimento de diversos bairros, proporcionando uma expansão urbana da cidade. Estes bairros passam a necessitar, cada vez mais, de uma série de serviços públicos e privados, se destacam, os equipamentos educacionais. É neste ponto que este estudo justifica sua pertinência, ao propor o entendimento de como se dá o processo de instalação das novas escolas confessionais, procurando analisar o papel desempenhado pelas congregações religiosas instaladas em Messejana no processo de formação do bairro, visto que acreditamos que o ambiente escolar contribui, de forma marcante, na formação e organização dos indivíduos, pois, a educação é inerente ao ato da produção do homem social e a relação que este estabelece para a conformação da atual sociedade moderna.[...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42166 |
ISBN: | 978-85-8126-065-5 |
Appears in Collections: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2014_eve_kmmarques.pdf | 3,11 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.