Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42151
Tipo: Artigo de Evento
Título: Formas simbólicas espaciais em Redenção
Autor(es): Ribeiro, Fabrício Américo
Palavras-chave: Formas simbólicas espaciais;Redenção;UNILAB;Conflito entre passado e futuro
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: IMPRECE
Citação: RIBEIRO, Fabrício Américo. Formas simbólicas espaciais em Redenção. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 1800-1804.
Resumo: Estudar as formas simbólicas de um lugar significa desvendar um conjunto de signos e significados, que influenciam diretamente a formação do espaço, podendo o geógrafo estudá-las de uma forma cognitiva, onde “as relações entre formas simbólicas e espaço são complexas e de mão dupla” (CORRÊA, 2012, p. 137). [...] Essa arena de conflitos, onde os símbolos se materializam no espaço, pode ser aqui, representado pela cidade de Redenção. Nela é presente, forte ligação com a escravatura brasileira, pois ostenta o título de primeira cidade que libertou seus escravos em 1883. Sendo esse o aspecto principal do forte simbolismo com a escravidão no município. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42151
ISBN: 978-85-8126-065-5
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_eve_faribeiro.pdf3,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.