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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFeitosa Filho, Odimar Araújo-
dc.contributor.authorBarboza, Andressa Viana-
dc.date.accessioned2019-05-30T13:27:25Z-
dc.date.available2019-05-30T13:27:25Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationBARBOZA, A.V. (2016)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42131-
dc.descriptionBARBOZA, A.V. A Sublimação na arte e seus efeitos no artista. 2016. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará - campus Sobral, Sobral, 2016.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to resume the concept of sublimation according to Freud in order to discuss the consequences of the sublimation process for the subject within the culture. Therefore, the relationship with the artistic creation is made, listing the dangers derived from instinctual defusion and its relation to the death drive and the implications for the relationship of the subject with the culture. Sublimation is one of the destinations of drive described by Freud in his work and it consists in the deviation process of libidinal energy of its original goals, which is no longer invested in the sexual sphere, but in socially valued activities such as art, science, work, sports, among others. The sublimation is present from the beginning of Freud’s work and its multiple mentions allows some understanding about what the sublimation would involve, although not exactly conclusive. It should be pointed out, however, that the instinctual discharge through the sublimation find limits, mainly related to its proximity to the void that is in the absence of the Thing and the death drive, and also with the impossibility of a complete discharge of libido, the possible amount of discharge being significantly variable from person to person. The sublimatory artistic creation produces something that the artist does not have the means to signify, it’s a work that cannot be explained where it came from or how.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectSublimaçãopt_BR
dc.subjectCriação artísticapt_BR
dc.titleA Sublimação na arte e seus efeitos no artista.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho tem como objetivo retomar o conceito de sublimação segundo Freud a fim de problematizar as consequências do processo de sublimação para o sujeito inserido na cultura. Para tanto, é feita a articulação com a criação artística, relacionando os perigos derivados da defusão pulsional e sua relação com a pulsão de morte e as implicações na relação do sujeito com a cultura. A sublimação é um dos destinos da pulsão descritos por Freud em sua obra e consiste no processo de desvio da energia libidinal de suas metas originais, que passa a ser investida não no âmbito sexual, mas em atividades socialmente valorizadas, como a arte, a ciência, o trabalho, o esporte, entre outras. A sublimação encontra-se presente desde o início de sua obra de Freud e suas múltiplas menções possibilitam certa compreensão acerca do que se trataria a sublimação, ainda que não de forma exatamente conclusiva. Deve-se apontar, contudo, que a descarga pulsional através da sublimação encontra limites, principalmente relacionados à sua proximidade com o vazio que se encontra na ausência da Coisa e a pulsão de morte e, ainda, com a impossibilidade de descarga completa da libido, sendo a quantidade de descarga possível significantemente variável de pessoa para pessoa. A criação artística sublimatória tem como produto algo que o artista não tem exatamente meios de significar, uma obra que não sabe explicar de onde veio e nem como.pt_BR
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