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dc.contributor.advisorFurtado, Luis Achilles-
dc.contributor.authorViana, Beatriz Alves-
dc.date.accessioned2019-05-30T13:12:29Z-
dc.date.available2019-05-30T13:12:29Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationVIANA, B.A. (2016)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42127-
dc.descriptionVIANA, B.A. A dimensão musical de lalíngua e seus efeitos na prática com crianças autistas. 2016. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará - campus Sobral, Sobral, 2016.pt_BR
dc.description.abstractThis article is from questions raised during the experience with autistic children from an action extension of the Federal University of Ceará - Campus Sobral, developed in CAPS General (Psychosocial Care Center of Sobral / EC) and SPA (Service Applied psychology). This aims to investigate the relationship of the concept of lalangue with the musical scale and, from that, to establish their possible contributions to the practice with autistic children. Therefore, a theoretical review of notes about lalangue term made by Lacan during his teaching was carried out, as well as links with other authors of the field of psychoanalysis and music. We also use some fragmented harvested during the mentioned extension of action, clinical cases already published and experiences of other professionals to which we had access, which allowed us to further elaboration of concepts. We define therefore close lalangue relationship with the musical dimension, since the music with its rhythmic game of presence and absence of the sound over time, brings elements that mark the constitution of the subject and is located in front of a diachronic, which is also present in lalangue, since it is constituted by the way it was spoken and heard the musicality and rhythm of the mother tongue, through the linguistic debris that have accumulated over time. It is from these clues we can think of how such events can help us to better understand the fundamental relationship between the subject and the Other, especially in autism.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLalínguapt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.titleA Dimensão musical de lalíngua e seus efeitos na prática com crianças autistas.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente artigo é proveniente de questões suscitadas durante a experiência com crianças autistas a partir de uma ação de extensão da Universidade Federal do Ceará - Campus Sobral, desenvolvida no CAPS Geral (Centro de Atenção Psicossocial de Sobral/CE) e no S. P. A. (Serviço de Psicologia Aplicada). Este tem como objetivo investigar a relação do conceito de lalíngua com a dimensão musical e, a partir disso, estabelecer suas possíveis contribuições à prática com crianças autistas. Para tanto, foi realizada uma revisão teórica dos apontamentos acerca do termo lalíngua feitos por Lacan durante o seu ensino, bem como articulações com outros autores do campo da psicanálise e da música. Utilizamos também alguns fragmentados colhidos durante a ação de extensão mencionada, casos clínicos já publicados e experiências de outros profissionais aos quais tivemos acesso, o que nos permitiram uma maior elaboração dos conceitos. Podemos delimitar, portanto, a estreita relação de lalíngua com a dimensão musical, uma vez que a música com seus jogos rítmicos de presença e ausência do som no decorrer do tempo, traz elementos que marcam a própria constituição do sujeito e nos situa diante de uma diacronia, algo que também está presente em lalíngua, uma vez que esta é constituída pela forma como foi falada e ouvida a musicalidade e o ritmo da língua materna, através dos detritos linguísticos que foram se acumulando durante o tempo. É a partir desses indícios que podemos pensar como tais manifestações podem nos auxiliar a melhor compreender a relação primordial entre o sujeito e o Outro, especialmente no autismo.pt_BR
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